Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Analisando as considerações anatômicas da glândula tireoide, a opção correta é:

A
o nervo laríngeo direito não-recorrente é encontrado em 30% dos pacientes.
B
o nervo laríngeo recorrente, do lado esquerdo, separa-se do nervo vago quando cruza com a artéria subclávia ipsilateral.
C
um dano ao ramo externo do nervo laríngeo superior poderá resultar em grave perda da qualidade da voz ou da potência da voz.
D
o ligamento de Berry, ligamento suspensor é firmemente inserido à cartilagem tireoide.
E
as metástases linfáticas estão comumente relacionadas com o carcinoma folicular da tireoide.
Criança de 6 anos com história de febre há 5 dias e tosse há 3 semanas. Há relato de ter ido passear na casa da tia em Friburgo há mais ou menos 1 mês atrás. Ao exame apresenta queda do estado geral, palidez cutâneo mucosa ++/4, taquipneia, FR=53irpm e crepitação em ambas as bases pulmonares. A hipótese diagnóstica diante do quadro com respectiva conduta para elucidá-la é:
Assinale a alternativa que completa a frase: a importância da presença de baqueteamento digital em crianças com aids é: (NELSON TRATADO DE PEDIATRIA)
Paciente masculino de 55 anos, trabalhador em marmoraria desde os 15 anos, procurou o serviço de clínica médica com queixas de dispneia que se intensificou nos últimos 6 meses, associada à dor torácica pouco responsiva ao uso de anti-inflamatórios, astenia e emagrecimento. Ao exame físico apresentou: murmúrio vesicular abolido nos 2/3 inferiores do hemitórax esquerdo. Realizou radiografia de tórax que evidenciou derrame pleural volumoso sem desvio do mediastino. O médico atendeu o paciente e solicitou toracocentese diagnóstica e a análise do líquido pleural demonstrou:
Em paciente masculino de seis meses de vida foi verificada tumefação em região inguinal esquerda, sugestiva de hérnia. A conduta correta nesse caso é:
Compartilhar