Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Analisando o sangramento uterino pós-coito ou sinusiorragia, pode-se afirmar que:

A
o pólipo endometrial é uma causa muito frequente deste sintoma e, em cerca de 2/3 dos casos, não se encontra causa associada.
B
é mais frequente entre 20 e 40 anos e tem como causas a eversão do endocervice, cervicites e pólipos endocervicais.
C
é mais frequente entre 50 e 70 anos e tem como causa cervicites, pólipos endocervicais e o câncer de endométrio.
D
o pólipo endometrial é uma causa muito frequente assim como o câncer de endométrio.
Paciente alcoólatra, trazido por seus familiares ao PS do HCPM, com relato de confusão mental associado à glicemia capilar de 50. Foram administradas 4 ampolas de glicose hipertônica a 50%. No entanto, o quadro de confusão mental piorou e ele desenvolveu nistagmo horizontal, ataxia e taquicardia. Qual a conduta mais adequada para o caso?
De acordo com Sistema de pontuação para diagnóstico de Tuberculose (TB) Pulmonar em crianças e adolecentes negativos a baciloscopia, do Ministério da Saúde - 2002 quais os critérios que devem ser avaliados?
Em relação à Nutrição Enteral (NE) no paciente cirúrgico, considere as afirmativas: I - A NE preserva integridade da mucosa do trato gastrointestinal. II - A NE resulta em piora da função imunológica devido à maior produção de IgA. III - A NE está contraindicada na pancreatite aguda.
Menina de 12 anos sofreu um acidente na localidade de Conservatória, onde foi atendida com ferimentos na face e em um dos tornozelos. Ela é trazida ao Pronto Atendimento do H.E.L.G.J., 4 horas após a queda, com curativos na face e enfaixamento no tornozelo. Os curativos estão sujos de sangue, mas já não há sangramento ativo. Na face há um ferimento de 2 cm no supercílio e outro irregular de 3 cm na região maleolar à esquerda. No tornozelo há exposição do periósteo da fíbula. Nenhum dos ferimentos apresenta contaminação evidente. Em relação ao procedimento mais adequado, é correto afirmar que:
Compartilhar