Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Analisando os distúrbios da micção indique a única afirmação correta:

A
O fechamento uretral é mantido por uma combinação de fatores intrínsecos (músculos estriados da uretra, congestão vascular do plexo venoso da submucosa, músculo liso da parede uretral, pregueamento do epitélio uretral) e extrínsecos (músculos levantadores do ânus, fáscia endopélvica)
B
A incontinência urinária de urgência é tratada preferencialmente com “sling” de uretra média
C
A incontinência urinária de esforço só é tratada através de cirurgia
D
O armazenamento e esvaziamento vesical só dependem da integridade medular e vesical
E
O sistema nervoso simpático controla a função motora vesical-contração e esvaziamento da bexiga.
Uma paciente feminina de 58 anos vem para avaliação por artrite reumatoide de 10 anos de evolução, com tratamento irregular. Ela faz uso de prednisona (10 mg por dia), diclofenaco (50 mg uma ou duas vezes por dia) e difosfato de cloroquina (250 mg), baseando-se em uma prescrição de cinco anos atrás. Refere que tentou abaixar a dose de prednisona, mas piora muito dos sintomas de dor articular e rigidez matinal. Ao exame físico, apresenta sinovite de metacarpofalangenas bilateralmente, aumento de volume e perda de extensão de ambos os cotovelos, nódulos na região olecraniana à direita e derrame articular em joelhos bilateralmente. Com relação a essa paciente, é correto afirmar:
Puérpera, está no 3º dia pós-cesariana por óbito fetal intrauterino. Após exame clínico cuidadoso, os achados positivo são: temperatura axilar = 38 ºC, loquiação fisiológica, abdome flácido, leucograma = 14.500/mm³ , com neutrofilia e eosinopenia; artralgia e mialgia. Deve-se:
Com referência ao caso clínico de um paciente com obstrução mecânica do intestino delgado, assinale a opção incorreta.
Considerando o quadro clínico de um paciente de 35 anos de idade, com sintomas de pirose há 8 anos e que há 6 meses passou a apresentar regurgitação, assinale a opção correta.
Compartilhar