Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Cardiologia

Analise as afirmações abaixo sobre Insuficiência Cardíaca. I - Embora o eletrocardiograma (ECG) seja um exame bastante acessível e faça parte da investigação de pacientes com insuficiência cardíaca, ele não auxilia na identificação etiológica dessa enfermidade. II - A radiografia de tórax é empregada tanto no diagnóstico inicial, como na identificação de descompensações clínicas da insuficiência cardíaca. III - A ecocardiografia é o exame de escolha na avaliação morfofuncional de pacientes com insuficiência cardíaca. Qual a alternativa correta?

A
Apenas I.
B
Apenas II.
C
Apenas I e III.
D
Apenas II e III.
E
I, II e III.
Lactente de 3 meses e meio de idade é levado ao Pronto Atendimento com queixa de vômitos e irritabilidade. A mãe refere que ele apresenta regurgitação pós-mamadas há 2 meses, com piora no último mês. De acordo com o relato materno, “após quase todas as mamadas a criança chora e se joga para trás, regurgita e quer mamar novamente”. Às vezes dorme bem à noite, até por 5 horas seguidas, mas na última semana tem acordado com maior frequência, a cada 2 horas, chorando. Nega febre ou recusa alimentar. Evacuações e urina normais. Ao exame físico: peso e estatura no score Z-1 (pela carteira de vacinação ao nascimento, com 1 e 2 meses de idade, o peso e a estatura estavam no escore Z-0). Bom estado geral, calmo, corado, hidratado, afebril. Fontanelas normais, orofaringe e otoscopia normais. Exame dos campos pleuropulmonares e do precórdio sem anormalidades. Abdome globoso, com ruídos hidroaéreos normais, flácido, indolor, sem massas ou visceromegalias. Considerando os dados apresentados, qual é a melhor hipótese diagnóstica para o caso?
Com relação à Pneumonia Adquirida na Comunidade (PAC), assinale a alternativa correta:
Um recém-nascido no quinto minuto de vida foi avaliado clinicamente com cianose de extremidades, frequência cardíaca de 130 bpm, espirros ao ser aspirado pelas narinas, choro débil e discreta flexão de extremidades. De acordo com o boletim de APGAR, que nota esse recém-nascido deverá receber no quinto minuto de vida?
Paciente gestante de 33 anos, com dor de início recente no quadril esquerdo, apresentando osteopenia difusa da cabeça e do colo femoral à esquerda na radiografia da bacia e alterações à Ressonância Magnética características de hipossinal em T1 e hiperssinal difuso em T2. Qual é o diagnóstico mais provável?
Compartilhar