Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Analise as seguintes afirmações sobre as alterações fisiológicas da gestação: I -ocorre dilatação ureteral. II - o volume urinário diário não está aumentado. III - o aumento da frequência urinária decorre da compressão exercida pelo útero gravídico na bexiga. Assinale a alternativa correta.

A
Apenas III.
B
Apenas I e II.
C
Apenas I e III.
D
Apenas II e III
E
I, II e III.
Daiane, 17 anos, gesta I para 0, procura maternidade com dor em baixo do ventre. Exame obstétrico: fundo de útero de 30 cm, batimentos cardíacos fetais de 100 bpm. Indicado parto cesáreo. Mateus nasceu deprimido, Apgar 4, 6 e 8 no primeiro, quinto e décimo minutos de vida, peso de 1300 g. Após realizar o atendimento necessário a Mateus, o pediatra deve:
Um paciente masculino, 23 anos, previamente hígido, chega ao Serviço de Emergência trazido pelo SAMU, vítima de ferimento por arma branca na parede anterior do abdome, na região hipogástrica, com aproximadamente 1 cm, sem sangramento aparente. Após receber 2.000 ml de cristaloide, a vítima apresenta pressão arterial média 58 mmHg, FC 130 bpm. Ao exame físico, paciente está corado, o abdome é flácido à palpação e os ruídos hidroaéreos são audíveis. A conduta mais adequada a ser realizada, no caso descrito, é:
Assinale a alternativa que contém apenas condições clínicas classificadas como Síndromes de Amplificação Dolorosa.
Considerando a importância da avaliação clínica e laboratorial pré-operatória no preparo de pacientes para operações eletivas, julgue o item a seguir. Se um paciente relatar casos de membros da família que apresentaram demora do efeito anestésico, isso poderá levar o anestesiologista a evitar o uso de succinilcolina como estratégia desse paciente.
Compartilhar