Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Cardiologia

Analise o quadro de paciente feminina, 37 anos, obesa, fumante e usuária de anticoncepcional oral. Em diversas medições pressóricas, apresentou níveis elevados, com pressão arterial sistólica entre 160 e 180 mmHg e pressão arterial diastólica entre 110 e 120 mmHg. Efetuado MAPA de 24 horas, foi confirmada hipertensão. Ao exame físico, observa-se giba e estrias violáceas em abdome. Marque a alternativa INCORRETA relativamente ao quadro desta paciente.

A
O abandono do tabagismo deve ser estimulado, mas não existem dados comprovando que a pressão sistólica seja mais elevada em fumantes no MAPA.
B
Descartar síndrome de Cushing. Pode ser hipertensão secundária.
C
No caso clínico acima, o anticoncepcional está contraindicado.
D
É aconselhável redução do excesso de peso em pelo menos 5%, restrição dietética de sódio e prática de atividade física regular.
E
O objetivo principal do tratamento da hipertensão arterial é a redução da morbidade e mortalidade cardiovascular.
Lactente de quatro meses apresenta reflexo branco no olho esquerdo e vermelho no olho direito em fotografia tirada com flash. Qual a alteração e a Hipótese Diagnóstica:
Um RN com um dia de vida, nascido de um parto distócico em que foi necessário o uso de fórceps, está alerta e ativo. Entretanto, ele não move o braço esquerdo espontaneamente ou quando apresenta o reflexo de Moro. Mantém posição preferencial com o braço esquerdo em rotação interna e antebraço estendido e pronado. O restante do exame físico é normal. Este cenário clínico indica PROVAVELMENTE:
Na parada cardiorrespiratória em pediatria, o ritmo mais frequentemente encontrado é:
Marque a alternativa CORRETA em relação a insuficiência cardíaca congestiva (ICC) na infância:
Compartilhar