Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Cardiologia

Analise o quadro de paciente feminina, 37 anos, obesa, fumante e usuária de anticoncepcional oral. Em diversas medições pressóricas, apresentou níveis elevados, com pressão arterial sistólica entre 160 e 180 mmHg e pressão arterial diastólica entre 110 e 120 mmHg. Efetuado MAPA de 24 horas, foi confirmada hipertensão. Ao exame físico, observa-se giba e estrias violáceas em abdome. Marque a alternativa INCORRETA relativamente ao quadro desta paciente.

A
O abandono do tabagismo deve ser estimulado, mas não existem dados comprovando que a pressão sistólica seja mais elevada em fumantes no MAPA.
B
Descartar síndrome de Cushing. Pode ser hipertensão secundária.
C
No caso clínico acima, o anticoncepcional está contraindicado.
D
É aconselhável redução do excesso de peso em pelo menos 5%, restrição dietética de sódio e prática de atividade física regular.
E
O objetivo principal do tratamento da hipertensão arterial é a redução da morbidade e mortalidade cardiovascular.
Na mulher não grávida com diabetes tipo II são objetivos terapêuticos desejados, EXCETO:
Sobre os conhecimentos relacionados à hiperplasia benigna da próstata (HBP). Qual das alternativas abaixo está em desacordo com os conhecimentos atuais?
Na avaliação pré-operatória para a composição do Risco Cirúrgico, um paciente com cirrose deve ser criteriosamente avaliado utilizando-se a classificação de Child-Pugh. Qual dos itens abaixo não é elemento para esta avaliação:
A colangite esclerosante primária é uma doença de causa desconhecida e pode estar associada a:
Compartilhar