Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Cardiologia

Analise o quadro de paciente feminina, 37 anos, obesa, fumante e usuária de anticoncepcional oral. Em diversas medições pressóricas, apresentou níveis elevados, com pressão arterial sistólica entre 160 e 180 mmHg e pressão arterial diastólica entre 110 e 120 mmHg. Efetuado MAPA de 24 horas, foi confirmada hipertensão. Ao exame físico, observa-se giba e estrias violáceas em abdome. Marque a alternativa INCORRETA relativamente ao quadro desta paciente.

A
O abandono do tabagismo deve ser estimulado, mas não existem dados comprovando que a pressão sistólica seja mais elevada em fumantes no MAPA.
B
Descartar síndrome de Cushing. Pode ser hipertensão secundária.
C
No caso clínico acima, o anticoncepcional está contraindicado.
D
É aconselhável redução do excesso de peso em pelo menos 5%, restrição dietética de sódio e prática de atividade física regular.
E
O objetivo principal do tratamento da hipertensão arterial é a redução da morbidade e mortalidade cardiovascular.
Com relação à psicose puerperal, assinale a alternativa incorreta. (KAPLAN; SADOCK, Synopsis of Psychiatry. Tenth Edition. 2007)
No tratamento da Febre Reumática, não está correta a seguinte afirmativa:
Quadro de dor intensa, excruciante, com localização sobre um olho, congestão ocular, obstrução nasal, ocorrendo diariamente, durante semanas, principalmente à noite poucas horas de iniciar o sono e perdurando por até 2 h, é altamente sugestiva de:
Em relação às situações de violência contra crianças e adolescentes: l. Crianças e adolescentes maltratadas apresentam sempre sinais físicos de violência cabendo ao médico apenas reconhecê-las. II. Raquitismo, escorbuto e sífilis congênita devem entrar no relatório diferencial quando há suspeita de violência. III. O acompanhamento do pré-natal pelo pai é um fator protetor contra violência na infância. Quais afirmações estão corretas?
Compartilhar