Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Anemias microcíticas e hipocrômicas podem estar relacionadas à deficiência de ferro, inflamações crônicas e talassemia. O parâmetro laboratorial capaz de, fidedignamente, identificar a anemia ferropriva dentre os abaixo é:

A
Padrão de hemoglobina.
B
Esfregaço do sangue periférico.
C
Ferro sérico.
D
Hematócritos.
E
Azul da Prússia em aspirado de medula.
Uma paciente de 49 anos vem ao ambulatório trazendo uma ultrassonografia de abdome total, que foi solicitada devido à dor abdominal vaga e que mostra uma lesão sólida no rim esquerdo, nodular de 4 cm. Uma tomografia computadorizada de abdome realizada confirma lesão nodular que capta contraste. Em relação a esse caso, é correto afirmar:
As neoplasias benignas do fígado em geral são assintomáticas e mais comuns no sexo feminino. Uma paciente de 30 anos foi atendida com dor aguda no hipocôndrio direito e sinais de anemia aguda. TC revelou um tumor de 8 cm no lobo direito do fígado com áreas de captação de contraste e líquido livre no espaço subfrênico direito. O diagnóstico mais provável é:
Mulher, 18 anos de idade, foi internada com queimação em região epigástrica há cerca de 20 horas. Associado ao quadro, vem notando zumbido em ambos os ouvidos. Ao exame físico, apresenta FR=34 ipm, FC=100 bpm, PA=120x78 mmHg. Não há descompressão brusca ou visceromegalias ao exame abdominal. Informou fazer uso crônico de aspirina e dipirona para tratamento de cefaleia. Assinale a alternativa que provavelmente traduzirá os achados gasométricos e eletrolíticos da paciente:
A patogênese da formação de um aneurisma é complexa. A maior parte esta associado a aterosclerose. Em relação aos aneurismas de aorta abdominal, assinale a assertiva correta:
Compartilhar