Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Anormalidades sonográficas, como sinal da “dupla bolha”, polidrâmnio duodenal, clinodactlia do quinto dedo e pielectasia, sugerem o diagnósticos de:

A
trissomia do 13
B
trissomia do 21
C
trissomia do 18
D
síndrome de Turner
E
síndrome de Triploidia
No próximo item é apresentado um caso clínico seguido de uma assertiva a ser julgada. Um paciente de cinquenta e quatro anos de idade, tabagista, portador de neoplasia de cabeça de pâncreas, foi submetido à duodenopancreatectomia com preservação pilórica. O procedimento transcorreu sem intercorrências. O paciente foi transferido para UTI no pós-operatório imediato extubado, respirando ar ambiente, com saturação de oxigênio de 98%. No segundo dia após a operação, o paciente apresentou desconforto respiratório importante, baixa de saturação, com necessidade de entubação orotraqueal para assistência ventilatória adequada. A radiografia de tórax mostrou desvio da traqueia para esquerda, pequeno nível de líquido obliterando o seio costofrênico esquerdo, desvio do coração para o lado esquerdo e colapso do pulmão esquerdo. Nesse caso, a conduta clínica adequada seria manter a assistência ventilatória, realizar fisioterapia respiratória, tromboprofilaxia e drenagem torácica fechada do hemitórax esquerdo.
Homem, 70 anos, tabagista, procura Pronto-Socorro com queixa de dor em membro inferior direito há meses, claudicação intermitente e diminuição progressiva da distância de deambulação. Exame físico: pulsos diminuídos na extremidade do membro inferior direito e frialdade. Deve-se:
São exames complementares capazes de caracterizar a presença da Síndrome de Cushing, EXCETO:
Paciente de 64 anos portador de megaesôfago foi internado para tratamento cirúrgico. Sua manometria revela contrações no corpo do esôfago com amplitude de 9 mmHg, dilatação do órgão com conservação do eixo esofágico no esofagograma; ecocardiograma com fração de ejeção de 40%; eletrocardiograma com FC: 50 bpm. Das alternativas abaixo, a cirurgia mais adequada para este caso é:
Compartilhar