Anormalidades sonográficas, como sinal da “dupla bolha”, polidrâmnio duodenal, clinodactlia do quinto dedo e pielectasia, sugerem o diagnósticos de:
A
trissomia do 13
B
trissomia do 21
C
trissomia do 18
D
síndrome de Turner
E
síndrome de Triploidia
Outras questões
Uma criança de 4 anos chega à emergência do Hospital Universitário no colo da mãe, cianótica, com padrão respiratório tipo gasping, arresponsiva, FC = 40, sem pulsos periféricos e centrais palpáveis. Que sequência de conduta é mais aceitável?
Analise as afirmativas abaixo e assinale ( V ) para verdadeiro e ( F ) para falso: ( ) Os sopros inocentes geralmente são rudes, com irradiação para a região axilar e não se modificam com manobras como mudanças de posição do paciente. ( ) O sopro de Still tem como características ser musical, vibratório, de intensidade não maior que 3+/6+, e ser o sopro inocente mais comum na faixa etária pediátrica, quando o paciente é examinado apenas em decúbito dorsal. ( ) O sopro venoso é um sopro sisto-diastólico, que desaparece com a compressão da veia jugular. ( ) A B3, para ser considerada fisiológica, deve apresentar variabilidade durante a ausculta, desaparecendo em alguns momentos, o que se evidencia ainda mais se o paciente for colocado sentado ou em posição supina; além disso, a frequência cardíaca deve estar nos limites normais para a faixa etária do paciente. ( ) O desdobramento fixo da B2 na área pulmonar (P2) caracteriza-se por não haver interferência do ciclo respiratório no desdobramento, como ocorre no desdobramento fisiológico, e deve ser considerado sempre patológico, necessitando investigação complementar. ( ) As impulsões do ventrículo direito, quando presentes, caracterizam-se pelo aumento do ictIus cordis, bem como pelo seu rebaixamento e deslocamento para a linha axilar anterior. Assinale a alternativa que indica a sequência correta, assinalada de cima para baixo.
No paciente politraumatizado, é indicação absoluta de toracotomia na sala de emergência:
Acerca da avaliação e do tratamento de pacientes politraumatizados, julgue o item subsequente. É necessária a avaliação radiológica de toda a coluna vertebral dos pacientes com fratura da coluna cervical, pois cerca de 10% deles apresentam uma segunda fratura.