Questões na prática

Clínica Médica

Hepatologia

Anticorpos antimitocôndria estão presentes em cerca de 95% dos casos de:

Paciente de 25 anos de idade com febre e dor intensa no baixo ventre. Ao toque bimanual, refere dor à mobilização do colo uterino. Palpa-se massa anexial E. Os exames complementares revelam: Hb = 13 g, Hematócrito = 38%, Leucócitos = 15.600/mL (12% bastonetes, 60% segmentados, 1% eosinófilos, 18% linfócitos) VHS = 50 e proteína C reativa = 32 mg/dL. A ultrassonografia transvaginal mostra imagem cística anexial de conteúdo espesso, medindo 4 cm de diâmetro. A conduta imediata é:
Deu entrada no setor de emergência, paciente de 35 anos, Gesta III, Para II, Aborto I referindo febre há 72 horas e dor em baixo ventre, sem disúria ou polaciúria. A função intestinal encontrava-se preservada. Ao exame, apresentava leucorreia purulenta, dor à mobilização uterina e à palpação dos anexos, massa anexial palpável em fossa ilíaca esquerda de aproximadamente 6,5 cm e ausência de irritação peritoneal. O hemograma com 13.500 leucócitos/mm³ e 9% de bastões. USG transvaginal mostrando formação anexial esquerda septada com debris no interior de moderada quantidade de líquido livre em fundo de saco de Douglas. A conduta inicial é:
Como é conhecido o sistema internacional de colocação e posicionamento dos eletrodos de escalpo em eletrencefalografia?
Um lactente de 2 meses é trazido por sua mãe para consulta de puericultura. Ele está bem e você verifica que as imunizações estão em dia, segundo o Programa Nacional de Imunizações. Que outra vacina deve ser sugerida para o lactente, seguindo as recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria (2008)?
Compartilhar