Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Ao abordar as neoplasias digestivas você enfatiza que a forma mais comum de metastatização do câncer de cólon é para linfonodos regionais. Esta disseminação está ligada, principalmente, a fatores como tamanho do tumor, diferenciação do tumor, invasão linfovascular e profundidade de invasão. Dentre estes fatores aquele que, individualmente, é o mais importante fator preditivo de desenvolvimento de metástase em linfonodos regionais é: (VER IMAGEM)

A
profundidade de invasão.
B
diferenciação do tumor.
C
invasão linfovascular.
D
tamanho do tumor.
Recém-nascido a termo com peso de 4 kg, parto normal apresentou, ao nascimento, cianose central e FC =80 bpm. Iniciadas manobras de reanimação com VPP com 100% de oxigênio, houve melhora da frequência cardíaca (120 bpm) após 60 segundos. Porém, mantinha-se cianótico e com respiração irregular todas as vezes que o oxigênio era retirado, mantendo FC > 100 bpm. Após 5 minutos de tentativa de retirada do oxigênio, assinale a alternativa que indica a conduta correta.
Hidronefrose moderada unilateral, com rim contralateral normal, no feto de gestante na 30ª semana da gravidez. Diante do caso, assinale a alternativa correta.
Uma endarterectomia carotídea direita é realizada em uma mulher de 66 anos que apresenta um sopro audível à ausculta do pescoço. O exame da placa ateromatosa curetada revela aspecto ?rme, grosseiramente castanho-amarelada. Microscopicamente, qual dos seguintes materiais deve ser encontrado em abundância na forma de cristais, produzindo espaços longos semelhantes a fendas?
Assinale a alternativa correta em relação à gangrena de Fournier.
Compartilhar