Questões na prática

Preventiva

Otorrinolaringologia

Ao avaliarmos a audiometria tonal aérea de um trabalhador, poderemos considerá-la como sugestiva de perda auditiva induzida por ruído quando encontramos:

A
mais que 25 dB nos sons graves e agudos normais.
B
gota em 4.000 e/ou 6.000 Hz e demais frequências normais.
C
mais que 35 dB homogênea entre agudos e graves.
D
mais que 35 dB entre 250 e 2000 Hz.
E
gota em 2.000 e/ou 3.000 Hz.
Criança de 6 anos de idade apresenta história de cefaleia há 1 mês, acompanhada de episódios de vômitos matinais. A dor se intensifica quando a criança deita e melhora após os vômitos. Qual a hipótese a ser imediatamente descartada?
Em relação à hérnia diafragmática congênita, identifique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F). ( ) É mais frequente à esquerda e em 50% dos casos está associada a outras malformações, como defeitos do tubo neural, defeitos cardíacos e malrotação intestinal. ( ) Em alguns casos, pode ter curso clínico assintomático e ser diagnosticada casualmente após a realização de uma radiografia de tórax. ( ) A hipoplasia pulmonar, a hipertensão pulmonar persistente e a deficiência de surfactante são fatores que dificultam o manejo ventilatório dos pacientes com formas graves da doença. ( ) A passagem de sonda gástrica calibrosa mantida sob aspiração contínua, a hiperventilação e a sedação são as estratégias mais indicadas para manejo clínico do paciente antes do tratamento cirúrgico. ( ) O tratamento cirúrgico, com redução do intestino intratorácico e fechamento do defeito diafragmático, é considerado uma emergência e deve ser realizado preferencialmente nas primeiras 6 horas de vida. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Em relação às intoxicações exógenas e seus antídotos, correlacione os antídotos (coluna da esquerda) com a intoxicação exógena correspondente (coluna da direita). 1. Flumazenil. 2. N-acetilcisteína. 3. Octreotide. 4. Cálcio. 5. EDTA. ( ) Chumbo. ( ) Paracetamol. ( ) Sulfunilureia. ( ) Hipermagnesemia. ( ) Venlafaxina. Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.
No Brasil, a prevalência da sífilis congênita é de 1 caso para cada 1.000 nascidos vivos, taxa elevada segundo a OMS. Na ausência de pré-natal efetivo, a possibilidade de ocorrerem parto prematuro, morte neonatal e infecção assintomática ou mesmo sintomática é muito grande. Com base nestes dados, considere as assertivas abaixo.I - Sorologia continua sendo o método preferencial para o diagnóstico.II - O tratamento da gestante até a 30ª semana de gestação previne o desenvolvimento de sífilis congênita.III - Títulos persistentes de VDRL após 12 meses de vida sugerem necessidade de reavaliação do paciente. Quais são corretas?
Compartilhar