Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Dermatologia

Ao chegar em uma unidade básica de saúde do Município de Fortaleza para assumir a sua nova função de residente, você toma conhecimento que terá de acompanhar alguns casos de hanseníase que estão em tratamento para estados reacionais. Em relação a essas reações imunológicas na hanseníase, pode-se afirmar que:

A
Ocorrem principalmente durante a fase final do tratamento da hanseníase, mas também podem ocorrer antes ou após a poliquimioterapia (após a cura).
B
Os estados reacionais representam a principal causa de lesões dos nervos e de incapacidades físicas provocadas pela hanseníase.
C
A reação tipo I ou reação reversa caracteriza-se pelo aparecimento de novas lesões dermatológicas e é tratada com talidomida.
D
A reação tipo II ou eritema nodoso tem comprometimento sistêmico pouco frequente e é tratada com corticosteroides orais.
E
A evolução da reação tipo I é rápida enquanto a tipo II é lenta, o que mostra a necessidade de tratamento mais prolongado nessa última.
Sobre hérnia inguinal, assinalar a alternativa CORRETA:
Para diferenciação entre lesões benignas e malignas da tireoide, qual o melhor método diagnóstico considerando que o nódulo da tireoide apresente 10 mm de diâmetro?
Lesão eritemato-vesico-crostosa, de aspecto circinado, pruriginosa traduz:
Paciente procura o ambulatório queixando de lesões avermelhadas no corpo, incluindo palmas de mãos e plantas de pés. O VDRL foi positivo 1/16. Como devemos instituir o tratamento?
Compartilhar