Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Dermatologia

Ao chegar em uma unidade básica de saúde do Município de Fortaleza para assumir a sua nova função de residente, você toma conhecimento que terá de acompanhar alguns casos de hanseníase que estão em tratamento para estados reacionais. Em relação a essas reações imunológicas na hanseníase, pode-se afirmar que:

A
Ocorrem principalmente durante a fase final do tratamento da hanseníase, mas também podem ocorrer antes ou após a poliquimioterapia (após a cura).
B
Os estados reacionais representam a principal causa de lesões dos nervos e de incapacidades físicas provocadas pela hanseníase.
C
A reação tipo I ou reação reversa caracteriza-se pelo aparecimento de novas lesões dermatológicas e é tratada com talidomida.
D
A reação tipo II ou eritema nodoso tem comprometimento sistêmico pouco frequente e é tratada com corticosteroides orais.
E
A evolução da reação tipo I é rápida enquanto a tipo II é lenta, o que mostra a necessidade de tratamento mais prolongado nessa última.
Quase todos os casos de sangramento gastrointestinal superior agudo se apresentam na forma de hematêmese, embora um sangramento vivo possa apresentar-se como hematoquezia. Apesar dos avanços progressivos no diagnóstico, a mortalidade permanece próxima de 15% em pacientes idosos. A respeito do assunto considere se as seguintes afirmativas são Verdadeiras (V) ou Falsas (F). i. Concentração de hemoglobina no sangue e hematócrito são marcadores pouco confiáveis de perda de sangue aguda. ii. A restauração inicial do volume pode ser feita com a infusão de soluções eletrolíticas isotônicas, até que os sinais vitais tenham se estabilizado. iii. Os antagonistas dos receptores H² consistem na escolha medicamentosa inicial, em altas doses e por via venosa. iv. Os métodos mecânicos para terapia endoscópica têm efeito similar à termoterapia. Marque a alternativa correta.
O divertículo de Meckel, malformação congênita do intestino delgado:
Escolar de seis anos, sexo masculino, é levado à consulta devido o quadro de claudicação. Mãe relata que seu filho apresentou episódio de resfriado há 10 dias e que não notou nenhuma outra anormalidade. Exame físico: a febril, bom estado geral, dor e limitação de movimentos do quadril direito. A hipótese diagnóstica mais provável é:
Paciente, 65 anos de idade, procura pronto-socorro com queixa de dor no pé esquerdo de início súbito há três dias, associada a esfriamento e palidez, com piora significativa da dor nas últimas horas. O paciente é hipertenso, em uso irregular de medicação, e tabagista de longa data. Possui história de claudicação intermitente para aproximadamente 100 metros. Ao exame, o membro encontra-se pálido e frio, com cianose móvel de artelhos. Pulso femoral presente bilateralmente. Poplíteo e distais ausentes, bilateralmente. O paciente possui diminuição da sensibilidade em terços médio e distal de pé esquerdo, e diminuição da mobilidade dos artelhos. Sobre esse caso, assinale a alternativa correta.
Compartilhar