Questões na prática

Clínica Médica

Ginecologia e Obstetrícia

Cardiologia

Ginecologia

Ao contrário dos fatores genéticos que não são modificáveis, a maioria dos fatores ambientais associados ao maior risco de doença cardiovascular pode ser alterada, com benefício correspondente em termos de morbidade e mortalidade. Diante disso, assinale a alternativa incorreta

A
a exposição ambiental à fumaça de cigarro (tabagista passivo) aumenta o risco de cardiopatia
B
o papel da terapia de reposição hormonal não esta claramente definido, mas pode estar associado a diminuição de eventos cardiovasculares.
C
Baixas doses de ácido acetil salicílico são tão efetivas na redução do risco cardiovascular quanto doses mais altas.
D
A doença aterosclerótica no diabético apresenta-se de forma mais difusa e mais agressiva
E
Na avaliação da aterosclerose subclínica a ultrassonografia de carótidas é um método simples de baixo custo e boa reprodutibilidade
Nos casos de endocardite infecciosa em atividade de válvula nativa, em qual das situações abaixo não está indicado o tratamento cirúrgico?
Paciente de 54 anos com quadro de dor abdominal, localizada em fossa ilíaca esquerda, associado a alteração de hábito intestinal. Refere episódios prévios de hematoquezia. Hemograma com leucocitose e desvio para esquerda. EAS sem alterações. O diagnóstico mais provável é:
Primigesta é admitida em período expulsivo, tendo seu parto sido assistido pelo médico residente de plantão. O médico residente observou que o pólo cefálico do concepto se desprendeu sob a variedade occipitopúbica, realizou o movimento de deflexão e o movimento de restituição ocorreu em direção ao lado direito. Considerando os mecanismos habituais do mecanismo de parto na apresentação cefálica de vértice, o residente pôde concluir que:
Sobre infecção do trato urinário (ITU) na infância é verdadeiro:
Compartilhar