Questões na prática

Clínica Médica

Ginecologia e Obstetrícia

Cardiologia

Ginecologia

Ao contrário dos fatores genéticos que não são modificáveis, a maioria dos fatores ambientais associados ao maior risco de doença cardiovascular pode ser alterada, com benefício correspondente em termos de morbidade e mortalidade. Diante disso, assinale a alternativa incorreta

A
a exposição ambiental à fumaça de cigarro (tabagista passivo) aumenta o risco de cardiopatia
B
o papel da terapia de reposição hormonal não esta claramente definido, mas pode estar associado a diminuição de eventos cardiovasculares.
C
Baixas doses de ácido acetil salicílico são tão efetivas na redução do risco cardiovascular quanto doses mais altas.
D
A doença aterosclerótica no diabético apresenta-se de forma mais difusa e mais agressiva
E
Na avaliação da aterosclerose subclínica a ultrassonografia de carótidas é um método simples de baixo custo e boa reprodutibilidade
Paciente de 78 anos, sexo masculino, diabético insulinodependente, refere há 2 meses abaulamento em região inguinal direta aos esforços, com redução ao repouso, com desconforto local mas sem dor. Ao exame físico, manobra de Valsalva positiva. Para o caso clínico acima exposto, é correto afirmar:
São causas de insuficiência cardíaca com função sistólica preservada, EXCETO:
De acordo com a classificação de Bismuth para o colangiocarcinoma, aquele que tem localização alta, comprometendo o ducto direito e não infiltrando o ducto esquerdo é o tipo:
Estado geral de paciente, sexo masculino, 42 anos, admitido na UTI séptico, no pós-operatório de esofagectomia, evoluia satisfatoriamente até que, há dois dias, o paciente passou a apresentar alteração do estado geral, febre e leucocitose. Qual a substância cuja dosagem sérica, ainda que de forma indireta, pode avaliar o envolvimento da interleucina 6 nesse quadro?
Compartilhar