Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Ao decidir pela introdução de um programa de atenção ao hipertenso, em uma unidade primária de saúde, é fundamental garantir o acesso imediato dos pacientes aos exames:

A
ECG, EAS, colesterol, glicemia.
B
ergometria, hematócrito, glicemia uricemia.
C
hematócrito, ultrassonografia, glicemia, creatinina.
D
ultrassonografia, ECG, radiografia de tórax, glicemia.
E
radiografia de tórax, glicemia, colesterol, ecocardiografia.
Paciente de 78 anos, sexo masculino, diabético insulino-dependente, refere há 2 meses abaulamento em região inguinal direita aos esforços, com redução ao repouso e com desconforto local, mas sem dor. Ao exame físico, manobra de Valsava positiva. Para o quadro clínico acima exposto, é correto afirmar:
As infecções de vias aéreas superiores (IVAS) constituem um dos principais problemas de saúde na criança, particularmente naquelas menores de 5 anos de idade. Assinale a alternativa INCORRETA com relação às IVAS:
As doenças orificiais são comuns em proctologia. Assinale a alternativa CORRETA:
Mulher, 63 anos de idade, deu entrada no serviço de urgência com dor em hemiabdome direito após episódio de tosse. Apresentava diagnóstico de bronquite crônica há dois anos e três cirurgias abdominais prévias (histerectomia, drenagem de abscesso, colecistectomia). Ao exame, cicatriz xifopubiana atrófica, massa dolorosa palpável no quadrante superior direito, com descompressão dolorosa, sinal de Cullen e Grey-Turner presentes. Foram realizados exames laboratoriais (incluindo perfil de coagulação) e tomografica de abdome. Qual é a hipótese diagnóstica mais provável e conduta terapêutica?
Compartilhar