Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Ao decidir pela introdução de um programa de atenção ao hipertenso, em uma unidade primária de saúde, é fundamental garantir o acesso imediato dos pacientes aos exames:

A
ECG, EAS, colesterol, glicemia.
B
ergometria, hematócrito, glicemia uricemia.
C
hematócrito, ultrassonografia, glicemia, creatinina.
D
ultrassonografia, ECG, radiografia de tórax, glicemia.
E
radiografia de tórax, glicemia, colesterol, ecocardiografia.
Paciente proveniente de Goiás apresenta disfagia progressiva e perda ponderal. Reação de Machado-Guerreiro positiva. Realizado esofagografia que demonstrou dilatação do esôfago de 8 cm e retenção do contraste. É correto afirmar que:
Em paciente cirrótico com nódulo hipervascularizado medindo 4 cm, com trombose portal associada e alfafetoproteína com alteração significativa, o provável diagnóstico é:
Quanto ao tratamento da asma, é CORRETO afirmar:
Um paciente masculino, branco, 65 anos, com diabetes do tipo II, foi submetido à ressecção de tumor de cólon. Aos doze dias de pós-operatório, sob NPT e apesar da cobertura de antibióticos de amplo espectro, apresenta 38,5 ºC de temperatura axilar e instabilidade hemodinâmica. Entre outras alterações, os exames laboratoriais revelam leucocitose, creatinina de 2,8 mg/dL e hemocultura positiva para Candida krusei. Qual a conduta mais adequada em relação a esses achados?
Compartilhar