Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Ao examinar um paciente com quadro de DPOC, você detecta o bordo inferior do fígado a 4 cm do RCD, consistência normal, sem nódulos, indolor. É correto afirmar apenas com este dado que:

A
O paciente tem hepatomegalia.
B
O paciente tem o fígado rebaixado devido à hiperinsuflação pulmonar.
C
Você deve continuar seu exame e definir o limite do bordo superior para então avaliar se há ou não hepatomegalia.
D
Você necessita de uma ultrassonografia para determinar o tamanho do fígado, pois não há como definir pelo exame físico.
E
A palpação do fígado abaixo do rebordo costal sempre define a presença de hepatomegalia.
Durante a gestação, ocorrem alterações hormonais e metabólicas que culminam com o aumento das concentrações glicêmicas materna, que por sua vez estimulam a produção de insulina para que se mantenha a glicemia em concentrações normais. Nas gestantes diabéticas, tanto o tipo I quanto no diabetes gestacional, essa adaptação é inadequada, determinando o aumento da concentração de glicose para o concepto. Assinale a alternativa correta.
A respeito do desenvolvimento neuropsicomotor da criança normal, no primeiro ano de vida, são corretas as afirmações abaixo, EXCETO:
Menino de 06 anos é levado ao Pronto Atendimento com história de febre e irritabilidade há cerca de 06 dias, Exame físico: conjuntivite bilateral, linfoadenopatia cervical anterior, eritema de orofaringe, lábios rachados, rash maculopapular e edema de mãos e pés. Diante da principal hipótese diagnóstica assinale a alternativa correta:
Criança é trazida para seu consultório para puericultura. Ela observa um rosto, segue objetos ultrapassando a linha média, reage ao som, emite sons que não o choro, eleva a cabeça e a mantém a 45°. Observa a própria mão, não consegue acompanhar com o olhar até 180°, não senta com apoio e ainda não agarra objeto quando colocado em sua mão. Considerando que essa criança tem o desenvolvimento adequado, qual deve ser a idade desta criança?
Compartilhar