Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Ao examinar um paciente com quadro de DPOC, você detecta o bordo inferior do fígado a 4 cm do RCD, consistência normal, sem nódulos, indolor. É correto afirmar apenas com este dado que:

A
O paciente tem hepatomegalia.
B
O paciente tem o fígado rebaixado devido à hiperinsuflação pulmonar.
C
Você deve continuar seu exame e definir o limite do bordo superior para então avaliar se há ou não hepatomegalia.
D
Você necessita de uma ultrassonografia para determinar o tamanho do fígado, pois não há como definir pelo exame físico.
E
A palpação do fígado abaixo do rebordo costal sempre define a presença de hepatomegalia.
Um homem de 55 anos apresenta dor torácica súbita, irradiada para membro superior esquerdo, que, após alguns minutos, migra para região abdominal e membro inferior esquerdo. No momento, está em regular estado geral, orientado, com fácies de dor. P: 120 bpm; pressão arterial no membro superior direito: 220 × 110 mmHg. Não tem pulso femoral à esquerda, tendo sinais de isquemia aguda na perna do mesmo lado. Sobre dissecções agudas de aorta, é INCORRETO:
O teste do reflexo vermelho é um exame simples e rápido que deve ser realizado, durante o primeiro exame neonatal. Com relação ao teste, assinale a alternativa ERRADA:
Mulher, 54 anos de idade, procura atendimento com queixa de baixa acuidade visual há 4 meses, pior em olho direito, de forma progressiva e indolor. Nega outros sintomas oculares. Apresenta DM tipo 2 insulino- dependente há 14 anos, HAS controlada há 7 anos e IMC 30 kg/m². O que se espera encontrar no exame oftalmológico dessa paciente?
Um residente sofreu um acidente punctório com a agulha enquanto realizava uma punção lombar em um paciente com suspeita de meningite. Na investigação ocupacional deste acidente com material biológico, devem ser solicitados exames para o paciente-fonte. Entre as alternativas abaixo, os exames recomendados pelo Ministério da Saúde são:
Compartilhar