Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Ao examinar um recém-nascido na sala de parto você identifica a ectoscopia lesões cutâneas pústulas superficiais, algumas rotas com colarinho de descamação fina, por vezes com mancha hiperpigmentada central e maculas hiperpigmentadas. Qual a sua principal hipótese diagnóstica?

A
Melanose pustulosa transitória neonatal;
B
Eritema tóxico do recém nascido;
C
Mancha mongólica;
D
Impetigo.
Qual é o teste laboratorial mais confiável para o diagnóstico de ataque agudo de malária?
Em paciente de 40 anos com quadro de obstrução intestinal de íleo terminal, acentuada distensão abdominal e dispneia por restrição respiratória, qual o distúrbio ácidobase encontrado com maior frequência?
Constituem indicações para uso de fórceps: I- complicações maternas que indiquem abreviar a expulsão. II- dificuldade de usar prensa abdominal. III- exaustão materna. Qual a alternativa correta?
Em relação à síndrome nefrótica, considere as assertivas abaixo quanto a sua veracidade: I- é caracterizada por edema, proteinúria acima de 3,0 g/dia, hipoalbuminemia e hipercolesterolemia. Nos casos severos, há um estado de hipercoagulabilidade que pode levar a trombose venosa profunda. II- o surgimento de edema é insidioso e, na avaliação do sedimento urinário, é comum o aumento do número de células (leucócitos e eritrócitos). III- a causa mais comum na infância é a glomerunefrite por lesões mínimas. Está indicado o tratamento inicial com corticoesteroide, sendo a biópsia renal indicada somente para os que não respondem ao tratamento. Assinale a alternativa correta:
Compartilhar