Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Ao examinarmos uma paciente em trabalho de parto, esta apresenta 5 (cinco) contrações em dez minutos, colo totalmente dilatado, vértice da cabeça fetal a um centímetro abaixo das espinhas ciáticas. A sutura sagital encontra-se no sentido do diâmetro obliquo esquerdo da bacia materna com a pequena fontanela voltada anteriormente para a esquerda. Com base nesta descrição concluímos que se trata de:

A
período expulsivo.
B
assinditismo posterior.
C
polissistolia uterina.
D
insinuação anômala.
E
deflexão do segundo grau.
Homem, 28 anos, sofreu trauma abdominal em acidente automobilístico. Foi levado à cirurgia onde constatou-se lesão extensa do lobo direito do fígado, lesão do baço e hematoma retroperitonial. Foram suturadas as lesões e não se interviu no hematoma retroperitonial. Foram necessárias várias transfusões sanguíneas e de solução salina para estabilização hemodinâmica no transoperatório. A parede abdominal foi suturada por planos, com certa dificuldade porque havia resistência à referida sutura. O paciente recuperou-se bem da cirurgia, porém, no pós-operatório imediato, apresentou distensão abdominal, oligúria e dificuldade respiratória. Foi colocado um cateter na bexiga e a pressão intravesical foi de 30 mmHg. A pressão arterial era de 90 mmHg. A conduta é:
Quanto às variações hormonais no ciclo menstrual normal é CORRETO:
Qual a complicação mais grave, dentre as opções abaixo, de uma correção excessivamente rápida de uma hiponatremia?
Entre os tipos de infecções hospitalares, qual exerce maior impacto na taxa de mortalidade por sépsis e na elevação da taxa de permanência hospitalar?
Compartilhar