Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Ao examinarmos uma paciente em trabalho de parto, esta apresenta 5 (cinco) contrações em dez minutos, colo totalmente dilatado, vértice da cabeça fetal a um centímetro abaixo das espinhas ciáticas. A sutura sagital encontra-se no sentido do diâmetro obliquo esquerdo da bacia materna com a pequena fontanela voltada anteriormente para a esquerda. Com base nesta descrição concluímos que se trata de:

A
período expulsivo.
B
assinditismo posterior.
C
polissistolia uterina.
D
insinuação anômala.
E
deflexão do segundo grau.
Em relação a mielomeningocele é incorreto afirmar:
Lactente, 4 meses, amamentada em seio materno, apresenta dificuldade de sucção. É constipada, não sustenta a cabeça, não sorri e dorme muito. Nasceu de parto domiciliar, não realizou testes neonatais de triagem nem vacinas. O peso de nascimento foi em torno de 4 kg, teve icterícia na face e tronco durante todo o 1º mês de vida, mas não foi tratada. Ao exame, a pele é fria e seca, a boca entreaberta, a fontanela anterior ampla; está hipoativa, hipotônica, e apresenta hérnia umbilical de 2 cm de diâmetro. Qual a hipótese diagnóstica mais provável para esta criança?
Em um paciente com queimadura de face e tórax, sofridas no decorrer de um incêndio, e que apresenta chamuscamento de vibrissas nasais, suspeitou-se de lesão inalatória por fumaça. A broncoscopia solicitada revelou apenas hiperemia das vias aéreas e presença de fuligem infraglótica. A gasometria mostrou PaO2 = 90 mmHg e PaCO2 = 30 mmHg. A conduta inicial, nesse caso, deve incluir:
A vigilância em saúde é um conceito que incorpora a atuação de três “vigilâncias” distintas que se confundem em sua atuação: a vigilância epidemiológica, a vigilância sanitária e a vigilância ambiental. Selecione a alternativa que tem aspectos associados a cada uma destas vigilâncias, respectivamente:
Compartilhar