Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Ao realizar a primeira manobra de Leopold-Zweifel, foi observado um polo fetal volumoso, de superfície irregular, resistente, mas redutível. A segunda manobra revelou as pequenas partes fetais orientadas para o lado direito materno. Na terceira manobra foi apreendido um polo menor que o anterior, liso e consistente. Com estes achados, conclui-se que a situação, apresentação e posição fetais são respectivamente:

A
Frontal, face e inferior
B
Oblíqua, pélvica e direita
C
Longitudinal, cefálica e esquerda
D
Transversa, córmica e superior
E
Sagital, vértice e posterior
Paciente obesa, 79 anos, diabética, hipertensa, com história prévia de revascularização aortobifemoral, foi submetida à cirurgia para fratura de colo de fêmur e evoluiu no primeiro dia pós-operatório com queda do estado geral, vômitos, dor abdominal difusa e distensão abdominal. Qual o provável diagnóstico?
Paciente 18 anos, vítima de capotagem, deu entrada na emergência em prancha e com colar cervical, PA: 120/80mmHg, FO: 88bpm, confuso, com abertura ocular a dor, localizando estímulos dolorosos. Qual seu escore na escala de coma de Glasgow?
Paciente apresenta tamponamento cardíaco traumático, responde rapidamente à pericardiocentese e, durante a próxima hora no setor de emergência, permanece clinicamente estável e sem evidências de novo tamponamento. Qual deve ser a melhor abordagem para esse paciente?
Quando evidenciamos no exame radiológico simples de abdômen, a presença de ar nas vias biliares em paciente não operado. Deve-se à:
Compartilhar