Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Ao realizar ultrassonografia com 24 semanas de gestação gemelar monocoriônica e diamniótica, gestante apresenta oligodramnia em uma das bolsas (maior bolsão vertical de 1,5 cm) e polidramnia em outra (maior bolsão vertical 11,5 cm). Isso pode estar ocorrendo devido a:

A
mioma uterino.
B
insuficiência placentária no feto com polidramnia.
C
cromossomopatia no feto com oligodramnia.
D
corioangiomas placentários.
E
síndrome da transfusão feto-fetal.
A passagem de sonda nasogástrica é contraindicada em politraumatizados em qual situação:
Considerando-se a temática do desenvolvimento psicomotor nos 2 primeiros anos de vida, assinale a alternativa CORRETA.
Avalie as assertivas como verdadeiras ou falsas. Em seguida, assinale a alternativa CORRETA. I. Alucinação visual é a percepção deformada de um objeto real e presente. II. O indivíduo que sente que seu intestino está secando, o seu fígado despedaçando, o seu cérebro encolhendo está apresentando alucinações cenestésicas. III. Fabulação é a alteração do pensamento em que o indivíduo fica imaginando uma situação desejada. IV. Não se pode dizer que há diferença entre ansiedade e angústia. V. A impossibilidade de um indivíduo entender uma metáfora ou um pensamento abstrato é uma alteração do pensamento que é chamado “pensamento inibido”.
Adolescente, 15 anos, ingere pelo menos 20 comprimidos de diazepam 5 mg há poucas horas. A paciente vinha fazendo uso de antidepressivo serotoninérgico e benzodiazepínico por episódio depressivo maior. Ao exame, apresenta-se letárgica, confusa e atáxica. Qual fármaco deve ser administrado para se reverter a intoxicação?
Compartilhar