Ao realizar ultrassonografia com 24 semanas de gestação gemelar monocoriônica e diamniótica, gestante apresenta oligodramnia em uma das bolsas (maior bolsão vertical de 1,5 cm) e polidramnia em outra (maior bolsão vertical 11,5 cm). Isso pode estar ocorrendo devido a:
A
mioma uterino.
B
insuficiência placentária no feto com polidramnia.
C
cromossomopatia no feto com oligodramnia.
D
corioangiomas placentários.
E
síndrome da transfusão feto-fetal.
Outras questões
Considerando um paciente de 26 anos de idade, vítima de trauma abdominal com lesão esplênica e pancreática e indicação de esplenectomia e pancreatectomia, julgue o item a seguir. Durante a esplenectomia, a secção do ligamento esplenorenal é o tempo cirúrgico mais simples, pois esse ligamento não está em contato com vasos ou outros órgãos, além do baço e rim.
Acerca da avaliação e do tratamento de pacientes politraumatizados, julgue os itens subsequentes. Os sinais mais precoces de síndrome compartimental são o deficit motor e o desaparecimento do pulso distal.
Acerca da avaliação e do tratamento de pacientes politraumatizados, julgue os itens subsequentes. A ausência de ruídos hidroaéreos na ausculta abdominal não é patognomônica de lesões intra-abdominais.
A quimioprofilaxia para tuberculose está indicada para: