Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Ao realizar ultrassonografia com 24 semanas de gestação gemelar monocoriônica e diamniótica, gestante apresenta oligodramnia em uma das bolsas (maior bolsão vertical de 1,5 cm) e polidramnia em outra (maior bolsão vertical 11,5 cm). Isso pode estar ocorrendo devido a:

A
mioma uterino.
B
insuficiência placentária no feto com polidramnia.
C
cromossomopatia no feto com oligodramnia.
D
corioangiomas placentários.
E
síndrome da transfusão feto-fetal.
Identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas; ( ) Os neuroblastomas são originados das simpatogônias, células indiferenciadas da crista neural; ( ) Aproximadamente 50% dos pacientes têm doença localizada ao diagnóstico; ( ) Os olhos de guaxinim (ou olhos de panda) não estão associados a tumor metastático; ( ) A cintilografia com MIBG (metaiodobenzilguanidina) é indicada para o diagnóstico de metástases ou do tumor primário; Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
Uma mulher, com 45 anos de idade e diagnóstico de cirrose hepática, queixa-se de dor abdominal e tem indicação para colecistectomia. Apresenta alterações em coagulograma, e está indicada a transfusão de plasma fresco, para minimizar os riscos de sangramento cirúrgico, o melhor momento para essa transfusão é:
Mulher, 24 anos de idade, recebeu o diagnóstico de lúpus eritematoso sistêmico há 1 ano. Apresentava eritema malar em asa de borboleta e poliartrite, sem acometimento de outros órgãos. Os exames laboratoriais mostraram FAN positivo (padrão pontilhado 1:800) e anti-DNA nativo positivo (1:80), sem outros achados. Hoje em tratamento com prednisona 5 mg/dia e hidroxicloroquina 400 mg/dia, encontra-se assintomática e com exames de avaliação da doença normais. É essencial para o seguimento dessa paciente:
Os mecanismos principais da anemia da insuficiência renal crônica são deficiências de:
Compartilhar