Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Ginecologia

Ao realizar uma cardiotocografia basal em uma paciente portadora de gestação de alto risco registraram-se oscilações dos batimentos cardíacos fetais (bpm) com amplitude variando entre 10 e 25 bpm e frequência acima de duas oscilações por minuto. Com base nesses dados podemos afirmar:

A
Padrão silencioso, feto terminal.
B
Padrão saltatório, indicando maior solicitação da hemodinâmica fetal.
C
Padrão ondulatório, normal, feto reativo.
D
Padrão comprimido, feto dormindo ou sob ação de fármacos depressores do SNC.
E
Presença de DIP umbilical.
Homem de 45 anos, com peso de 80 kg, sofreu acidente de trabalho, com água fervendo e deu entrada no pronto-socorro, com extensa queimadura comprometendo toda a face anterior do tórax, abdome, genitais e membros superiores. A reposição volêmica, nas primeiras 8 horas a partir do acidente, implica numa estimativa de volume de Ringer Lactato de:
Masculino, 42 anos, alcoolismo pesado, queixa de diarreia, apresentando lesões de pele eritematobolhosas, exsudativas, com extensas áreas erosadas e bordos confluentes, pescoço e dorso dos braços e mãos, fotossensíveis. Diante desse quadro, foi diagnosticada qual deficiência vitamínica?
Paciente com diabetes melito tipo 2, obesidade central evidente, inicia dieta, atividade física regular e metformina que atinge dose máxima de 2,5 g/dia, mas mesmo assim, mantém níveis de HbA1 C, três pontos acima do limite superior do método. Sabendo-se que o paciente apresenta níveis plasmáticos de insulina elevados, além de intensificar a atividade física e dieta, a conduta terapêutica mais adequada nessa fase é:
Paciente feminina, 78 anos, busca auxílio no Ambulatório de Reumatologia por quadro de aumento de volume em articulações distais de ambas as mãos, além de dor em joelhos ao iniciar o movimento. Refere que tem esse quadro desde os 50 anos, porém “nunca recebeu medicação que curasse seu problema”. Sobre a osteoartrite, assinale a alternativa correta.
Compartilhar