Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Ao recepcionar em sala de parto um RN prematuro de 35 semanas e realizar os primeiros passos, o neonatologista observa, neste RN, uma respiração irregular e FC de 50 bpm. Qual a conduta a ser tomada?

A
intubação traqueal e ventilação com pressão positiva (VPP) e massagem cardíaca.
B
VPP com bolsa e máscara.
C
VPP com bolsa e máscara e massagem cardíaca.
D
intubação traqueal e VPP.
Criança de quatro anos de idade, parda, acompanha regularmente em posto de saúde do seu bairro. Apresenta déficit pondero-estatural (abaixo do percentil 25) com vários tratamentos adequados para anemia, com sulfato ferroso, há dois anos. Dá entrada no Pronto Atendimento com dor intensa em MMII e edema de dorso de pés, pálida e prostrada. FC=123bpm, PA=70/40mmHg. A conduta mais adequada é:
Agente mais comum causador de pneumonia em crianças de sete anos de idade:
Menina de 10 anos de idade apresenta quadro de infecção respiratória acompanhada de dor abdominal. No exame físico constatou-se sensibilidade aumentada no quadrante inferior direito do abdome. O hemograma mostra desvio nuclear à esquerda de neutrófilos. Além do diagnóstico de apendicite, podemos suspeitar de:
Paciente de 34 anos, masculino, apresenta tumor em andar superior do mediastino anterior. Este tumor pode ser qual das opções abaixo ?
Compartilhar