Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Ao recepcionar, em sala de parto, um RN com crescimento intrautero retardado, banhado em mecônio, o neonatologista observa que a criança apresenta respiração regular, choro forte, tônus em flexão e cianose de exrtemidade. Imediatamente, ele leva o RN para a mesa de reanimação, a fim de:

A
realizar os primeiros passos e aspirar a traqueia sob visão direta.
B
aspirar imediatamente a traqueia com cânula traqueal.
C
realizar os primeiros passos, aspirando orofaringe e narinas com sondas n. 10 ou 12.
D
realizar aspiração gástrica imediatamente.
Em relação ao uso de álcool analise as afirmativas a seguir: I- O diagnóstico de alcoolismo se baseia na quantidade e frequência do consumo de álcool. II- Abuso de álcool é definido como problemas repetitivos com álcool em qualquer uma das quatro áreas de vida - social, interpessoal, legal e ocupacional - ou uso repetido em situações perigosas. III- Após a identificação de alcoolismo, o diagnóstico deve ser informado ao paciente como parte da intervenção. Está correto o que se afirma em:
A falha na descida do testículo ao escroto é denominada como ectopia ou distopia testicular, ou ainda, como criptorquidia. Sabe-se que a fertilidade destes pacientes, bem como o risco de tumores de testículo na vida adulta, está diretamente relacionada com o tratamento destes pacientes ainda nos primeiros anos de vida, sendo que idealmente o diagnóstico deve ser realizado antes dos seis meses de vida. Dentre as alternativas abaixo, qual apresenta a melhor opção em relação à idade ideal para o tratamento cirúrgico?
As afirmações abaixo sobre dietas enterais são corretas, exceto:
Criança, 6 anos, amanheceu chorando, com forte dor no quadril e na parte anterior da coxa à esquerda. Chega para o atendimento médico claudicando. Não apresenta febre ou postura antálgica, mas discreta coriza remanescente de um resfriado iniciado há 10 dias. A radiografia de quadril está normal e a ultrassonografia mostra derrame coxofemoral. VHS é de 13 mm. Neste caso, o melhor tratamento é:
Compartilhar