Ao ser chamado para assistência ao recém-nascido em sala de parto, você é informado de que a gestação é a termo, a mãe tem pré-natal completo e sem intercorrências, o trabalho de parto durou cerca de cinco horas, as membranas foram rompidas no ato e o líquido amniótico é claro e com grumos. No momento do nascimento, o período expulsivo foi prolongado e o bebê nasce em apnéia. A conduta inicial MAIS APROPRIADA será: Referência: SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA - Curso de reanimação Neonatal.
A
Colocar o recém-nascido em berço aquecido, realizar intubação orotraqueal e ventilar com ambu e oxigênio a 100%.
B
Colocar o recém-nascido em berço aquecido, aspirar vias aéreas, secar e estimular.
C
Secar o recém-nascido e realizar estímulo tátil no colo da mãe, pois não há fatores maternos de risco para complicação.
D
Colocar o recém-nascido em berço aquecido, aspirar vias aéreas e ventilar com pressão positiva com ambu, máscara e oxigênio a 100%.
E
Colocar o recém-nascido em berço aquecido, realizar estímulo tátil na planta dos pés, secar e aspirar vias aéreas.
Outras questões
Qual é a área com maior degeneração na ataxia de Friedreich?
Gestante de 35 semanas apresenta HBsAg positivo no pré-natal. Qual a conduta para evitar a transmissão vertical ao RN?
A medida da PA em crianças é uma oportunidade de identificar pré-hipertensão ou HAS, assim como estimar o risco de doenças cardiovasculares. A medida de PA deve ser realizada em crianças:
Paciente de 75 anos, sexo masculino, procurou serviço médico por estar apresentando uma discreta fraqueza há 6 meses, sem outras queixas. No exame físico, apresentava-se descorado +/4+, fígado palpável a 3 cm do RCD e baço palpável a 13 cm do RCE sem outros achados. Exames laboratoriais: Hemograma com Hb 10,0 g/dl HT=30% VCM=87 u³. Leucócitos de 3.000-0-0-3-60-2-0-33-2, Plaquetas 550.000/mm³. Função Renal e Hepática normal. Ácido Úrico=11,0. Endoscopia Digestiva Alta dentro da normalidade. USG de Abdômem presença de esplenomegalia maciça. Mielograma com medula hipocelular com dificuldade na punção. Biópsia de medula óssea: hipercelular, com proliferação megacariocítica, com fibras reticulínicas. Estudo citogenético-ausência de translocação 9;22. O quadro clínico acima sugere Mielofibrose Idiopática. Qual das assertivas abaixo auxiliaria no diagnóstico?