Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Ao ser chamado para assistência ao recém-nascido em sala de parto, você é informado de que a gestação é a termo, a mãe tem pré-natal completo e sem intercorrências, o trabalho de parto durou cerca de cinco horas, as membranas foram rompidas no ato e o líquido amniótico é claro e com grumos. No momento do nascimento, o período expulsivo foi prolongado e o bebê nasce em apnéia. A conduta inicial MAIS APROPRIADA será: Referência: SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA - Curso de reanimação Neonatal.

A
Colocar o recém-nascido em berço aquecido, realizar intubação orotraqueal e ventilar com ambu e oxigênio a 100%.
B
Colocar o recém-nascido em berço aquecido, aspirar vias aéreas, secar e estimular.
C
Secar o recém-nascido e realizar estímulo tátil no colo da mãe, pois não há fatores maternos de risco para complicação.
D
Colocar o recém-nascido em berço aquecido, aspirar vias aéreas e ventilar com pressão positiva com ambu, máscara e oxigênio a 100%.
E
Colocar o recém-nascido em berço aquecido, realizar estímulo tátil na planta dos pés, secar e aspirar vias aéreas.
Gestante com asma, sem intercorrências durante o pré-natal e com 37 semanas e 1 dia de idade gestacional interna-se para cesárea eletiva. Recém-nascido masculino, peso de 2480 gramas e boletim de Apgar de 8 no 1º e 9 no 5º minuto de vida. Evolui, logo após o nascimento, com taquipneia, esforço respiratório leve e gemência, acompanhados de cianose, com necessidade de oxigênio para manter-se corado. Em relação ao caso apresentado, considere as seguintes afirmativas: 1. Síndrome de desconforto respiratório (doença de membrana hialina) é um diagnóstico a ser considerado, por ser a causa mais prevalente de desconforto respiratório do recém-nascido. 2. A taquipneia transitória do recém-nascido é um diagnóstico que deve ser considerado, já que o parto cesáreo, o sexo masculino e a idade gestacional de termo ou próximo do termo constituem-se elementos importantes para o seu diagnóstico. 3. A pneumonia neonatal congênita é um diagnóstico pouco provável, já que não há relato de febre materna, nem de ruptura prolongada de membranas ou de outros fatores de risco para infecção. 4. A síndrome de aspiração meconial é o diagnóstico mais provável nesse caso, por se tratar de um recém-nascido a termo. 5. A hipertensão pulmonar persistente faz parte do diagnóstico diferencial nesse caso, mesmo não havendo antecedentes de asfixia perinatal. Assinale a alternativa correta.
Paciente com 6 meses de idade apresenta, ao despertar e ao adormecer, 5 a 10 contrações rápidas em flexão dos membros superiores, repetidas, acompanhadas de queda da cabeça. O eletroencefalograma é compatível com hipsarritmia. No exame clínico, observa-se leve atraso no desenvolvimento motor e cognitivo, manchas hipocrômicas em forma de chama de vela e no estudo de imagem nódulos hiperdensos subependimários. Apresenta antecedente de rabdomioma do coração que está em remissão. Assinale os diagnósticos e o tratamento indicado.
Em aproximadamente 15% das mulheres, o primeiro episódio de enxaqueca pode ocorrer durante a gestação. Assinale a afirmativa correta em relação à conduta a ser adotada nessa situação.
Sobre os antibióticos, assinale a alternativa correta.
Compartilhar