Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Ao serem avaliadas as alterações fisiológicas da coagulação na gravidez normal, pode-se afirmar que existe aumento: 1) da concentração de fibrinogênio em 50%; 2) moderado da concentração de plaquetas com o progredir da gravidez; 3) considerável dos fatores I, VII, VIII, IX E X; 4) das atividades dos fatores XI e XIII. Estão corretas somente as afirmações:

A
1, 2 e 3
B
2 e 4
C
3 e 4
D
1 e 3
E
2, 3 e 4
Considere as assertivas sobre crianças com autismo, e preencha os parênteses com V (Verdadeiro) e F (Falso). Crianças autistas: ( ) apresentam grandes prejuízos na interação social e na comunicação; ( ) têm, em sua maioria, diagnóstico associado de retardo mental; ( ) iniciam o quadro clínico entre 6 e 12 anos de idade, geralmente; ( ) realizam movimentos repetitivos como flapping das mãos e balanceio do corpo; ( ) apresentam, como um dos critérios diagnósticos, alucinações auditivas por um período de 7 dias. O correto preenchimento dos parênteses, é:
Na investigação de hipoglicemia em recém-nascido de 20 dias de vida, gestação de termo sem intercorrências (Idade gestacional: 38 semanas), parto normal, Apgar 9/10, adequado para a idade gestacional (peso de nascimento: 3.350 g e comprimento de 49 cm), filho de pais consanguíneos, os seguintes resultados de exames foram constatados: glicemias de jejum = 21, 32 e 35 mg/dl; insulinas basais (dosadas juntamente com as mencionadas glicemias) = 23, 44 e 48 mU/L (VR: 2-19); peptídeo C = 7,22 ng/ml (VR: 0,36 - 3,59). Não apresenta sinais de sepse e necessita de VIG (Velocidade de Infusão de Glicose) elevada. A hipótese diagnóstica mais provável é de:
Paciente, 60 anos, é atendido apresentando sangramento nasal abundante de início súbito. Ao exame, paciente bastante ansioso, pálido (++/4), consciente e cooperativo. PA: 170x100 mmHg, pulso: 120 bpm. Sem outras alterações. Sobre esse atendimento, marque a opção correta.
Qual das afirmações abaixo é verdadeira?
Compartilhar