Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Dermatologia

Aos comunicantes assintomáticos de hanseníase é preconizado:

A
realização de teste de Mitsuda e quimioprofilaxia para os não reatores.
B
realização de teste Mitsuda e quimioprofilaxia para os reatores.
C
exame dermatológico e vacinação antitetânica.
D
exame dermatológico e vacinação contra hepatite B.
E
exame dermatológico e vacinação com BCG intradêmico.
A Lei nº 10.216, de 6 de abril de 2001, dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental no Brasil. Sobre as características recentes desse modelo, é incorreto afirmar que:
Um paciente do sexo masculino, com 18 anos de idade, vítima de atropelamento, é transferido de um município do interior para um Hospital de Emergência, na capital, cerca de 12 horas após o acidente. Ele apresenta fratura de fêmur e tíbia do membro inferior direito. Radiografia do tórax feita na admissão não revela pneumo ou hemotórax. Algumas horas depois do internamento, o paciente desenvolve desconforto respiratório, confusão mental, febre, e petéquias são observadas no tórax, pescoço e axilas. Assinale a alternativa correta para esse quadro clínico:
Criança, 3 anos, foi acordada por dor intensa em hipogástrio e fossa ilíaca direita, de início súbito, irradiada para região escrotal homolateral há 1 hora. Não há relato de hipertermia ou trauma local. Está irritada, chorando, dificulta o exame, mas não há alterações apreciáveis no abdome ou no aparelho respiratório; genitália dolorosa e testículo direito muito sensível à palpação. O diagnóstico mais provável é:
Daiane, 17 anos, gesta I para 0, procura maternidade com dor em baixo do ventre. Exame obstétrico: fundo de útero de 30 cm, batimentos cardíacos fetais de 100 bpm. Indicado parto cesáreo. Mateus nasceu deprimido, Apgar 4, 6 e 8 no primeiro, quinto e décimo minutos de vida, peso de 1300 g. Após realizar o atendimento necessário a Mateus, o pediatra deve:
Compartilhar