Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Aparecida, 48 anos, branca, casada, G2P2A0, procurou seu médico de família com queixa de irregularidade menstrual com alterações na quantidade do fluxo, da duração e frequência dos ciclos. Queixou-se também de ondas de calor. Aparecida é tabagista, sedentária, obesa, hipertensa. Após descartar doença endometrial, orientar sobre o abandono do tabagismo, realizar mamografia, o médico de família e Aparecida optaram por iniciar a Terapia de Reposição Hormonal (TRH). Em relação à TRH, assinale a alternativa INCORRETA:

A
O tratamento da irregularidade menstrual pode ser feito por meio do acetato de medroxiprogesterona, 10 mg, 1 x ao dia do 14° ao 26° dia.
B
Estudos observacionais e o WHI indicam que não há aumento no risco de câncer de mama quando os estrogênios são usados por curtos períodos de tempo (cinco anos ou menos).
C
Estudos observacionais indicam que a estrogenioterapia, após a menopausa, aumenta o risco de trombose venosa profunda.
D
Em estudo populacional, o uso do estrogênio associado ao progestágeno foi associado a um aumento da mortalidade por câncer de ovário.
Paciente comparece à Unidade de Saúde da Família com raio x mostrando congestão do seio maxilar direito. A respeito das rinossinusites podemos afirmar:
São sinais maiores de sinusite aguda, EXCETO:
A síndrome de Down, trissomia do cromossomo 21, é considerada a anomalia cromossômica mais frequente nos seres humanos, sendo que a presença de defeitos cardíacos é destacada como umas das principais causas de morte. Podemos afirmar que a principal cardiopatia congênita encontrada em pacientes portadores da síndrome é:
Neoplasia renal mais freqüente na infância, o tumor de Wilms, também conhecido como nefroblastoma, chega a corresponder a 95% dos tumores renais diagnosticados em menores de 15 anos de idade. Freqüentemente se apresenta como massa abdominal assintomática, muitas vezes descoberta em um exame de rotina. Com o avanço das terapias nos últimos 30 anos transformou-se em uma das neoplasias malignas com maior sucesso quanto a real possibilidade de cura, fato esse que enobrece ainda mais a importância de seu diagnóstico. Assinale dentre as alternativas abaixo as manifestações clínicas mais relevantes para o diagnóstico:
Compartilhar