Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Aparecida, 48 anos, branca, casada, G2P2A0, procurou seu médico de família com queixa de irregularidade menstrual com alterações na quantidade do fluxo, da duração e frequência dos ciclos. Queixou-se também de ondas de calor. Aparecida é tabagista, sedentária, obesa, hipertensa. Após descartar doença endometrial, orientar sobre o abandono do tabagismo, realizar mamografia, o médico de família e Aparecida optaram por iniciar a Terapia de Reposição Hormonal (TRH). Em relação à TRH, assinale a alternativa INCORRETA:

A
O tratamento da irregularidade menstrual pode ser feito por meio do acetato de medroxiprogesterona, 10 mg, 1 x ao dia do 14° ao 26° dia.
B
Estudos observacionais e o WHI indicam que não há aumento no risco de câncer de mama quando os estrogênios são usados por curtos períodos de tempo (cinco anos ou menos).
C
Estudos observacionais indicam que a estrogenioterapia, após a menopausa, aumenta o risco de trombose venosa profunda.
D
Em estudo populacional, o uso do estrogênio associado ao progestágeno foi associado a um aumento da mortalidade por câncer de ovário.
A prova tuberculínica, ou Teste de Mantoux, é um método que:
A rubéola congênita está associada às complicações abaixo, exceto:
Em relação à doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), julgue os itens que se seguem. I - É uma doença crônica e lentamente progressiva. II - Está fortemente associada ao tabagismo. III - É uma doença obstrutiva que, geralmente, apresenta reversibilidade significativa ao uso de broncodilatadores. IV - O ato de parar de fumar cessa completamente a progressão da doença. V - É uma causa de hipertensão arterial pulmonar. A quantidade de itens certos é igual a:
Paciente de 34 anos de idade, é atendido com quadro de dor abdominal em cólica localizada no hipocôndrio direito e epigástrio irradiada para dorso associada a náuseas, vômitos e febre de 38,3° C. Ao exame físico, apresenta-se com fácies de dor, levemente taquidispnéica com FC 100 bpm. No exame do abdome, observa-se discreta distensão abdominal, dor a palpação de hipocôndrio direito com sinal de Murphy presente. Qual diagnóstico mais provável desse paciente?
Compartilhar