Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Reumatologia

Apesar de originalmente elaborada com o objetivo de normatizar estudos científicos sobre a Artrite Reumatoide, a classificação do American College of Rheunatology é frequentemente utilizada para fins de diagnóstico definitivo da condição. Uma das opções abaixo NÃO apresenta corretamente um dos sete critérios diagnósticos estabelecidos. Assinale-a:

A
Rigidez matinal superior que 20 minutos.
B
Artrite simétrica com duração maior que 6 semanas.
C
Artrite acometendo 3 ou mais articulações de um conjunto de 14 topografias definidas.
D
Presença de nódulos subcutâneos documentados por médico.
E
Presença de fator reumatoide.
A criança com crise convulsiva é sempre um evento assustador para os pais e normalmente requer atendimento hospitalar na sequência do evento. A opção que melhor representa aspectos das crises convulsivas na infância é:
Pré-escolar de três anos, com história de febre e tosse há três semanas, foi medicada com antibióticos sem melhora. Vacinada com BCG ao nascer e apresenta cicatriz. O irmão adolescente, que reside na mesma casa, está em tratamento para tuberculose. A radiografia de tórax mostra infiltrado em um lobo médio, a prova tuberculínica é não reatora e, na avaliação nutricional, há magreza acentuada. Diante deste quadro, considerando os critérios atuais de pontuação do controle de tuberculose no Brasil, o diagnóstico de tuberculose neste pré-escolar é:
Lactente, 19 meses, apresenta-se desnutrido, taquipneico, temperatura axilar igual a 38.8ºC, creptação em base pulmonar à direita, sopro sistólico melhor audível na borda paraesternal esquerda, na altura do terceiro espaço intercostal. Fígado palpável a 4 cm da reborda costal D. Além de pneumonia e de desnutrição, este paciente apresenta o seguinte diagnóstico:
A rotina de atendimento de recém-nascidos prevê ações de saúde no campo da prevenção que podem ser exemplificadas abaixo. Das medidas de promoção de saúde abaixo, é incorreto afirmar que:
Compartilhar