Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Endocrinologia

Apesar dos grandes avanços na cirurgia e medicina intensiva, a pancreatite aguda continua sendo um dos maiores desafios, principalmente pela evolução muito desfavorável de alguns pacientes. Sobre o manejo da pancreatite aguda, assinale a alternativa incorreta:

A
Os pacientes com estado geral mantido e escore APACHE II menor do que 8 podem ser encaminhados para o quarto, após as medidas iniciais.
B
A monitorização estrita das funções respiratória, cardiovascular e renal nos casos mais graves são fundamentais para reduzir as complicações e a mortalidade.
C
A reposição volêmica sempre deve ser instituída. A restauração precoce da volemia e da perfusão esplâncnica reduz o risco de extensão da necrose e de complicações.
D
Os analgésicos opioides devem ser administrados, pois são eficazes no controle da dor da maioria dos pacientes.
E
O cateter de Swan Ganz pode guiar a reposição volêmica nos casos mais graves. O padrão inicial do choque na pancreatite aguda grave é semelhante ao choque hipovolêmico, com índice de resistência vascular periférica alta e débito cardíaco baixo.
Em um paciente de 54 anos, realizou-se uma tomografia computadorizada do tórax e encontrou-se incidentalmente um nódulo pulmonar solitário, com dois centímetros de diâmetro, circunscrito ao lobo superior do pulmão direito. Qual das condutas abaixo não deve ser tomada?
Sobre a tiamina, assinale a alternativa INCORRETA.
Criança de dois anos apresenta manchas hipocrômicas em tronco e face, placas queratóticas foliculares em joelhos e cotovelos e prurido. O diagnóstico MAIS PROVÁVEL é:
Quando o recém-nascido (RN) é prematuro ou apresenta alterações na respiração ou no tônus muscular, quais são os passos iniciais da reanimação que devem ser executados, na sequência? I - aspirar a boca e as narinas; II - colocar o RN sob fonte de calor radiante; III - posicionar a cabeça do RN; IV - secar o RN e desprezar os campos úmidos.
Compartilhar