Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Endocrinologia

Apesar dos grandes avanços na cirurgia e medicina intensiva, a pancreatite aguda continua sendo um dos maiores desafios, principalmente pela evolução muito desfavorável de alguns pacientes. Sobre o manejo da pancreatite aguda, assinale a alternativa incorreta:

A
Os pacientes com estado geral mantido e escore APACHE II menor do que 8 podem ser encaminhados para o quarto, após as medidas iniciais.
B
A monitorização estrita das funções respiratória, cardiovascular e renal nos casos mais graves são fundamentais para reduzir as complicações e a mortalidade.
C
A reposição volêmica sempre deve ser instituída. A restauração precoce da volemia e da perfusão esplâncnica reduz o risco de extensão da necrose e de complicações.
D
Os analgésicos opioides devem ser administrados, pois são eficazes no controle da dor da maioria dos pacientes.
E
O cateter de Swan Ganz pode guiar a reposição volêmica nos casos mais graves. O padrão inicial do choque na pancreatite aguda grave é semelhante ao choque hipovolêmico, com índice de resistência vascular periférica alta e débito cardíaco baixo.
Qual é a relação CORRETA de compressões torácicas/ventilações em um recém-nascido, internado na UTI Neonatal?
Em relação às hérnias de parede abdominal, assinale a alternativa correta.
Qual das opções abaixo é uma cardiopatia congênita cianótica?
Sobre as cardiopatias congênitas é possível afirmar: I - Na comunicação interatrial ocorre shunt esquerda-direita II - A comunicação interventricular gera cianose grave. III - Na persistência do ducto arterioso o tratamento cirúrgico no prematuro está indicado apenas na falha ou contra-indicação para o tratamento farmacológico. Estão corretas:
Compartilhar