Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

A.P.L. 30 anos, primigesta, realizou ultras­sonografia na 12ª semana de gestação que evidenciou feto único com 2,8 mm de translucência nucal. Os seguintes exames propedêuticos poderiam contribuir no seguimento dessa gestação, EXCETO:

A
Cariótipo fetal.
B
Ultra­ssom morfológico fetal.
C
Ecocardiodoppler fetal.
D
Cardiotocografia.
E
Teste bioquímico triplo.
Sobre a Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP), é correto afirmar que:
Paciente do sexo feminino 47 anos descobre em exame de rotina lesão de 8 x 7 cm ocupando os segmentos VII e VIII do fígado com diagnóstico tomográfico de hemangioma. A paciente é assintomática, porém está insegura, pois tem medo que a lesão malignize ou rompa espontaneamente. A melhor conduta seria:
Considerando que a paciente do caso anterior tenha sido submetida a cirurgia e o diagnóstico após a parafina tenha sido de carcinoma papilifero padrão folicular, intratireoidiano e medindo 0,9cm, a melhor conduta, entre as abaixo relacionadas, seria:
Criança de 11 meses é admitida no pronto-socorro com história de início súbito de dificuldade respiratória, após ingestão de pão de queijo. Ao exame clínico, observa-se cianose generalizada, esforço respiratório, com retração supraesternal, tiragem subdiafragmática e choro fraco. A conduta mais adequada é:
Compartilhar