Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Apontar o padrão hidroeletrolítico mais frequentemente encontrado na desidratação em pacientes desnutridos graves:

A
acidose metabólica, hiperosmolaridade, hiponatremia e hiperpotassemia
B
acidose metabólica, hipo-osmolaridade, normonatremia e normocalemia
C
acalose metabólica, hipo-osmolaridade, hipernatremia e hipopotassemia
D
acidose metabólica, hiperosmolaridade, hipernatremia e hipercalemia
E
acidose metabólica, hipo-osmolaridade, hiponatremia e hipocalemia
Paciente vítima de trauma abdominal há 3 horas, dá entrada no setor de emergência com retenção urinária. O exame clínico não mostra sinais de irritação peritoneal, mas há equimoses em períneo e saída de sangue pelo meato uretral. Há necessidade de drenagem da urina, isto poderá ser realizado por meio de:
Escolar de 7 anos com quadro de tosse, febre ( 39ºc) há 4 dias. Procurou o serviço de emergência e ao Rx tórax foi evidenciado pneumonia com derrame pleural em terço inferior direito. Qual o agente etiológico mais provável?
Um recém-nascido a termo, com peso de nascimento de 2900 g, está em aleitamento materno exclusivo, no alojamento conjunto, aguardando a alta materna. No 3º dia de vida, seu peso é de 2600 g e apresenta icterícia até Zona IV de Kramer. O grupo sanguíneo do recém-nascido é O Rh negativo e a bilirrubina total é 17,0 mg/dl. A conduta mais adequada é:
Adolescente com quadro de febre, odinofagia e exsudato em orofaringe. Foi ao posto e então medicado com amoxicilina. Posteriormente, evoluiu com exantema maculopapular disseminado com persistência da febre. O sinal que mais auxilia na confirmação do diagnóstico clínico mais provável é:
Compartilhar