Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Após cesárea de urgência devido à bradicardia fetal, nasce um feto com Apgar de 4 e 8 no 1º e no 5º minutos, respectivamente; 42 semanas de idade gestacional e peso de nascimento de 2.140 g. Com 15 horas de vida, o recém-nascido apresenta hipoatividade, respiração irregular e reflexos incompletos. Assinale a alternativa que descreve corretamente o manejo adequado diante desse recém-nascido.

A
Por ser um recém-nascido pequeno para a idade gestacional, com risco de hipoglicemia, após glicemia capilar de 45 mg%, oferecer glicose via oral.
B
Por ser um recém-nascido a termo pequeno para a idade gestacional, com sinais de hipoglicemia, coletar sangue para glicemia e se o resultado for inferior a 40 mg%, iniciar SG 10% endovenoso.
C
Classificado como recém-nascido pós-termo e pequeno para a idade gestacional, após glicemia capilar de 43 mg%, está excluída a possibilidade de hipoglicemia, e deve-se investigar infecção perinatal.
D
Os sinais clínicos são específicos de hipoglicemia e após glicemia capilar, deve-se iniciar glicose endovenosa.
E
Esse recém-nascido é classificado como pós-termo e pequeno para a idade gestacional, com possível hipoglicemia, mas deve-se considerar infecção perinatal no diagnóstico diferencial.
João, 35 anos de idade, procura um centro de saúde por uma dor lombar, de leve intensidade, há três dias. Não estava usando nenhum analgésico. Seu médico prescreveu paracetamol 500 mg a cada seis horas se houvesse dor. Em relação à prescrição de analgésicos para dor em adultos, é CORRETO afirmar que:
Segundo dados do Observatório Brasileiro de Informações sobre Drogas, baseado no II Levantamento Domiciliar sobre o uso de Drogas Psicotrópicas no Brasil 2005, as principais drogas utilizadas pela população do nosso país são:
Mulher de 30 anos tem história de infecções urinárias de repetição. Há 2 semanas, apresenta febre de 38°C, dor lombar à direita e, há 4 horas, queda do estado geral e síncope, sendo levada ao PS. Exame físico: FC: 130 bpm; PA: 60 x 40 mmHg; perfusão periférica lentificada; abdome: massa em hipocôndrio e flanco à direita. Sonda vesical de demora: urina com piúria franca. O diagnóstico e a conduta são:
No paciente imunocompetente, a origem, o início e o tipo de diagnóstico da uveíte mais comum em nosso meio são:
Compartilhar