Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Após cesárea de urgência devido à bradicardia fetal, nasce um feto com Apgar de 4 e 8 no 1º e no 5º minutos, respectivamente; 42 semanas de idade gestacional e peso de nascimento de 2.140 g. Com 15 horas de vida, o recém-nascido apresenta hipoatividade, respiração irregular e reflexos incompletos. Assinale a alternativa que descreve corretamente o manejo adequado diante desse recém-nascido.

A
Por ser um recém-nascido pequeno para a idade gestacional, com risco de hipoglicemia, após glicemia capilar de 45 mg%, oferecer glicose via oral.
B
Por ser um recém-nascido a termo pequeno para a idade gestacional, com sinais de hipoglicemia, coletar sangue para glicemia e se o resultado for inferior a 40 mg%, iniciar SG 10% endovenoso.
C
Classificado como recém-nascido pós-termo e pequeno para a idade gestacional, após glicemia capilar de 43 mg%, está excluída a possibilidade de hipoglicemia, e deve-se investigar infecção perinatal.
D
Os sinais clínicos são específicos de hipoglicemia e após glicemia capilar, deve-se iniciar glicose endovenosa.
E
Esse recém-nascido é classificado como pós-termo e pequeno para a idade gestacional, com possível hipoglicemia, mas deve-se considerar infecção perinatal no diagnóstico diferencial.
Considerando a importância da avaliação clínica e laboratorial pré-operatória no preparo de pacientes para operações eletivas, julgue o item a seguir. Se um paciente relatar casos de membros da família que apresentaram demora do efeito anestésico, isso poderá levar o anestesiologista a evitar o uso de succinilcolina como estratégia anestésica desse paciente.
Acerca da avaliação e do tratamento de pacientes politraumatizados, julgue o item subsequentes. É necessária a avaliação radiológica de toda a coluna vertebral dos pacientes com fratura da coluna cervical, pois cerca de 10% deles apresentam uma segunda fratura.
Com respeito às hérnias da parede abdominal, julgue o item seguinte. De acordo com a classificação de Nyhus para hérnias inguinais, todas as hérnias indiretas são do tipo III A, B ou C.
Acerca da avaliação e do tratamento de pacientes politraumatizados, julgue o item subsequente. Os sinais mais precoces de síndrome compartimental são o deficit motor e o desaparecimento do pulso distal.
Compartilhar