Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Após cesárea de urgência devido à bradicardia fetal, nasce um feto com Apgar de 4 e 8 no 1º e no 5º minutos, respectivamente; 42 semanas de idade gestacional e peso de nascimento de 2.140 g. Com 15 horas de vida, o recém-nascido apresenta hipoatividade, respiração irregular e reflexos incompletos. Assinale a alternativa que descreve corretamente o manejo adequado diante desse recém-nascido.

A
Por ser um recém-nascido pequeno para a idade gestacional, com risco de hipoglicemia, após glicemia capilar de 45 mg%, oferecer glicose via oral.
B
Por ser um recém-nascido a termo pequeno para a idade gestacional, com sinais de hipoglicemia, coletar sangue para glicemia e se o resultado for inferior a 40 mg%, iniciar SG 10% endovenoso.
C
Classificado como recém-nascido pós-termo e pequeno para a idade gestacional, após glicemia capilar de 43 mg%, está excluída a possibilidade de hipoglicemia, e deve-se investigar infecção perinatal.
D
Os sinais clínicos são específicos de hipoglicemia e após glicemia capilar, deve-se iniciar glicose endovenosa.
E
Esse recém-nascido é classificado como pós-termo e pequeno para a idade gestacional, com possível hipoglicemia, mas deve-se considerar infecção perinatal no diagnóstico diferencial.
Nos pacientes com cardiomiopatia hipertroica obstrutiva, qual o tipo de pulso carotídeo é MAIS comum?
A principal ação dos anticoncepcionais orais é impedir a ovulação através do seguinte mecanismo:
Paciente hipertenso de longa data desenvolve dor precordial progressiva com irradiação para o dorso e abdome, distensão abdominal, ausência de pulso em membros inferiores. No momento da admissão na emergência, a sua pressão arterial é de 220/130mmHg em MMSS e 140/80 em MMII. Qual a melhor conduta para controle da pressão arterial? Referência: GOLDMAN, L.; AUSIELLO, D. Cecil - Tratado de Medicina Interna - 21ª Edição.
Você irá apresentar um seminário durante o seu primeiro mês de Residência. O objetivo é rever conceitos básicos e fundamentais para o adequado planejamento terapêutico das pessoas sob seus cuidados. O tema central é o sistema digestório. Você afirma que o H. pylori está implicado na facilitação da hiper-secreção de ácido clorídrico através do mecanismo de:
Compartilhar