Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Após cirurgia complicada, uma paciente de 62 anos está em alimentação parenteral total por 12 dias. Nas últimas 48 horas, a paciente encontra-se sonolenta e apresentou uma crise convulsiva com crise focal no 12º dia. Os sinais vitais são normais e sua temperatura é de 37°C. Os exames de laboratório mostraram um hematócrito de 44%, glicemia de 900 mg/100 ml, sódio 150 meq/l, potássio 5,2 meq/l, CO2 28 meq/l, cloro 115 meq/l, osmolaridade plasmática de 373 mOsm/l e urina com densidade de 1040. A urina mostrou 4+ de glicose sem corpos cetônicos. Esse quadro clínico e laboratorial é compatível com:

A
acidose metabólica hiperglicêmica.
B
necrose tubular aguda.
C
coma hiperosmolar não cetótico.
D
acidose lática.
E
intoxicação hídrica.
Em relação aos critérios diagnósticos para distúrbio autista marque alternativa INCORRETA:
Em pediatria uma intercorrência neurológica comum é a convulsão febril. Sobre esta morbidade é CORRETO afirmar que:
Sobre o exantema súbito, considere as afirmativas a seguir. I. A febre costuma ser baixa e ocorre após o aparecimento do rash maculopapular. II. Crianças podem apresentar convulsão febril durante o quadro. III. É causado pelos vírus Herpes 6 e 7. IV. Os vírus podem provocar recidiva.
Recém-nascido, 20 dias, foi diagnosticado com coarctação da aorta grave. No prontuário da maternidade constava relato de pulsos em membros inferiores normais até o terceiro dia de vida, quando recebeu alta. Este achado, apesar da coarctação da aorta grave, se justifica pela:
Compartilhar