Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Após cirurgia complicada, uma paciente de 62 anos está em alimentação parenteral total por 12 dias. Nas últimas 48 horas, a paciente encontra-se sonolenta e apresentou uma crise convulsiva com crise focal no 12º dia. Os sinais vitais são normais e sua temperatura é de 37°C. Os exames de laboratório mostraram um hematócrito de 44%, glicemia de 900 mg/100 ml, sódio 150 meq/l, potássio 5,2 meq/l, CO2 28 meq/l, cloro 115 meq/l, osmolaridade plasmática de 373 mOsm/l e urina com densidade de 1040. A urina mostrou 4+ de glicose sem corpos cetônicos. Esse quadro clínico e laboratorial é compatível com:

A
acidose metabólica hiperglicêmica.
B
necrose tubular aguda.
C
coma hiperosmolar não cetótico.
D
acidose lática.
E
intoxicação hídrica.
Uma mulher de 28 desenvolveu uma doença com sintomas de gripe e com adenopatia cervical durante o primeiro trimestre de gravidez. Seu filho de 2kg nasceu com 36 semanas de gestação e apresenta hepatoesplenomegalia, linfoadenopatia e coriorretinite. Uma tomografia computadorizada de crânio revelou calcificação intracraniana generalizadas e hidrocefalia. O exame diagnóstico que mais provavelmente identificará a etiologia da infecção nesta criança é:
No tratamento cirúrgico do íleo biliar, a enterotomia para retirada do cálculo biliar que está causando a obstrução intestinal deve ser realizada:
Qual o patógeno da pneumonia na faixa etária de 1 a 3 meses:
Criança de 3 anos de idade, proveniente do norte do Paraná, sexo feminino, que frequenta creche, iniciou há 12 horas febre (Temperatura axilar = 39 °C) e petéquias no pé direito. Foi prontamente levada ao Centro de Saúde mais próximo de sua casa onde recebeu diagnóstico de febre sem foco e foi liberada com sintomáticos. Após 2 horas a mãe percebeu que a menor “falava coisas sem sentido”. Retornou ao mesmo Centro de Saúde. Ao exame apresentava Glasgow = 10, FR = 40 ipm, Saturação de oxigênio em ar ambiente = 88%, retração de fúrcula e sufusões hemorrágicas em membros. Não havia laboratório nesse local. O médico colocou a criança em máscara de oxigênio 6 L/minuto e assim sua saturação atingiu 94%. Fez contato com serviço terciário e encaminhou a menor. Após 2 horas, no hospital, mesmo com as medidas adequadas, a paciente evoluiu para óbito. Quanto à conduta do médico identifique a alternativa correta:
Compartilhar