Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Após realização de cardiotocografia intraparto, médico detecta presença de taquicardia fetal (167 bpm) e desaceleração do tipo cefálico. O exame obstétrico evidencia dilatação cervical de 9 cm com 100% de apagamento, apresentação cefálica no plano +2 de De Lee. A melhor conduta neste caso é:

A
aguardar evolução por via transpélvica.
B
proceder a parto cesáreo imediato.
C
infundir tocolíticos para diminuir as contrações.
D
acelerar o parto com ocitocina.
E
administrar propranolol intravenoso.
A coarctação da aorta é uma má formação cardíaca que ocorre em aproximadamente 7% dos nascidos vivos com diagnóstico de cardiopatia congênita e pode estar associada a alguma síndrome. Dentre as opções abaixo, assinale a alternativa CORRETA para a síndrome a com maior frequência de associação à coarctação da aorta.
Homem de 35 anos de idade procurou o pronto-socorro com quadro de dor abdominal tipo cólica, acompanhada de náuseas e vômitos. Referiu episódios anteriores semelhantes que melhoraram com antiespasmódicos, além de episódio único de enterorragia em pequena quantidade. Negou cirurgias anteriores. Ao exame físico, notou-se lesões pigmentares mucocutâneas nos lábios e nos dedos da mão. Foi indicada a cirurgia que mostrou intussuscepção jejuno-jejunal. Qual a suspeita clínica?
O triângulo de Killian tem relação etiopatogênica com:
A cal sodada, existente nos circuitos de aparelhos de anestesia, tem a função de:
Compartilhar