Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Após realização de cardiotocografia intraparto, médico detecta presença de taquicardia fetal (167 bpm) e desaceleração do tipo cefálico. O exame obstétrico evidencia dilatação cervical de 9 cm com 100% de apagamento, apresentação cefálica no plano +2 de De Lee. A melhor conduta neste caso é:

A
aguardar evolução por via transpélvica.
B
proceder a parto cesáreo imediato.
C
infundir tocolíticos para diminuir as contrações.
D
acelerar o parto com ocitocina.
E
administrar propranolol intravenoso.
O Ministério da Saúde iniciou este ano a aplicação da vacina tetravalente viral (contra sarampo, rubéola, caxumba e varicela) em crianças de 15 meses de idade. Em relação à vacina contra varicela, é INCORRETO afirmar:
Com relação às doenças dos Erros Inatos do Metabolismo (EIM), é INCORRETO afirmar:
Criança de 7 anos, sexo masculino, é trazida com queixa de dor persistente em quadril D há 3 semanas, apresentando claudicação. Não teve febre, nem história de trauma ou de esforço físico exagerado. Ao exame físico, apresenta limitação da movimentação do quadril. A principal hipótese diagnóstica é:
Recém-nascido com 2 dias de vida, nascido por parto vaginal com extração difícil com auxílio de fórceps, encontra-se alerta e ativo. Ele não move o braço esquerdo espontaneamente ou durante o reflexo de Moro. Ao contrário, permanece com o braço em rotação interna e o antebraço mantém-se estendido e em pronação. O restante do exame físico é normal. Marque a assertiva abaixo que caracteriza o quadro descrito acima.
Compartilhar