Artrite reativa refere-se a um quadro agudo, não purulento, que complica uma infecção localizada em outra parte do corpo. Excluindo-se o contexto de infecção pelo HIV, os sítios primários mais usuais são:
A
entérico e urogenital.
B
urogenital e orofaríngeo.
C
orofaríngeo e cutâneo.
D
cutâneo e entérico.
Outras questões
Pré-escolar de três anos, com história de febre e tosse há três semanas, foi medicada com antibióticos sem melhora. Vacinada com BCG ao nascer e apresenta cicatriz. O irmão adolescente, que reside na mesma casa, está em tratamento para tuberculose. A radiografia de tórax mostra infiltrado em um lobo médio, a prova tuberculínica é não reatora e, na avaliação nutricional, há magreza acentuada. Diante deste quadro, considerando os critérios atuais de pontuação do controle de tuberculose no Brasil, o diagnóstico de tuberculose neste pré-escolar é:
João Vitor, 1 ano, sofreu queimadura de espessura parcial em 1% de sua perna direita. O menino se queimou no fogareiro em que a família cozinha. Dr. Pablo estava realizando visita domiciliar por perto e foi chamado imediatamente. São condutas a serem tomadas por Pablo, exceto:
Na avaliação pré-operatória de uma colecistectomia videolaparoscópica eletiva de um homem com 45 anos de idade, em que a anamnese e o exame físico não sugerem doença cardíaca isquêmica, insuficiência cardíaca, diabetes mellitus, aterosclerose generalizada ou doença renal crônica, sendo este homem capaz de subir dois andares sem sintomas, a conduta recomendada é:
Que condição sistêmica NÃO está associada ao risco aumentado de formação de cálculos renais.