Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Reumatologia

Artrite reativa refere-se a um quadro agudo, não purulento, que complica uma infecção localizada em outra parte do corpo. Excluindo-se o contexto de infecção pelo HIV, os sítios primários mais usuais são:

A
entérico e urogenital.
B
urogenital e orofaríngeo.
C
orofaríngeo e cutâneo.
D
cutâneo e entérico.
Paciente de 32 anos apresenta menstruações irregulares e infertilidade. A biópsia do endométrio mostra hiperplasia complexa com atipia citológica mínima. O tratamento mais adequado para esta paciente é:
Homem de 75 anos com quadro de icterícia progressiva há 2 meses e perda de peso de 6 kg neste período. Ultrassom abdominal demonstra dilatação moderada das vias biliares intra-hepáticas, hepatomegalia e vesícula biliar não visualizada. TGO 70 Ul/ml, TGP 65 Ul/ml, bilirrubinas totais 26 mg/dl (direta 18 mg/dl, indireta 8 mg/dl), ureia 156 mg/dl, creatinina 2,6 md/dl. Qual exame deve ser solicitado para investigar a causa da icterícia?
Sobre as características da doença pulmonar obstrutiva crônica, assinale a assertiva incorreta:
Escolar de 6 anos de idade com antecedente de epilepsia, em uso regular de ácido valpróico, chega ao pronto-socorro pediátrico em crise convulsiva tônico-clônica generalizada afebril, controlada com diazepam EV. Após 2h, volta a apresentar crise convulsiva de mesmo padrão refratária a nova dose de diazepam EV. Qual o anticonvulsivante de segunda escolha mais indicada para esse paciente?
Compartilhar