Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Reumatologia

Artrite Reumatoide Juvenil (A.R.J.) associada à uveíte ocorre principalmente em pacientes com:

A
ARJ pauciarticular, FAN (-);
B
ARJ poliarticular, FAN (+);
C
ARJ poliarticular, FAN (-);
D
ARJ pauciarticular, FAN (+);
E
ARJ pauciarticular ou poliarticular com FAN (-).
Lactente de 45 dias apresentou crise convulsiva generalizada de curta duração associada à febre. Apesar de o quadro ter se repetido no dia seguinte, a família não se alarmou porque outro filho já tinha tido convulsão febril. Do ponto de vista médico trata-se de convulsão:
Recém nascido de parto por cesariana, sexo masculino com 38 semanas de gestação e 2850 gramas, boas condições de nascimento, necessitou uso de oxigênio inalatório na sala de parto por apresentar cianose central. Após os procedimentos iniciais foi mantido em observação por apresentar tiragem intercostal baixa e taquipneia (FR = 80 mpm), recebendo leite por sonda gástrica. Com oxigênio em concentração de 30 % mantinha-se corado com oximetria de pulso de 92%. Hemoglucoteste normal. Raio-X de tórax com trama acentuada nas regiões hílares e retificação das cúpulas diafragmáticas. O diagnóstico é de:
Uma recepcionista de 38 anos apresenta dor no Hipocôndrio Direito (HD), que se irradia para a escápula homolateral. Relata também náuseas e vômitos biliosos. Ao exame físico, está febril (38°C), tem massa palpável no HD e o sinal de Murphy é positivo, o que ocorre quando há:
Menina de cinco anos, cuja mãe teve tuberculose diagnosticada recentemente, foi encaminhada ao ambulatório de Pediatria para investigação. A criança apresenta cicatriz de BCG, está assintomática e o teste tuberculínico foi reator com 16 mm. Na radiografia simples de tórax, há imagem de nódulo hilar calcificado à direita. Neste caso, a conduta recomendada é:
Compartilhar