As afirmações abaixo sobre dietas enterais são corretas, exceto:
A
Não é contraindicada em fístula de alto débito
B
Melhora o trofismo intestinal
C
Combate a translocação bacteriana
D
Débito poderá se elevar
E
Risco de refluxo e aspiração
Outras questões
Na síndrome nefrótica por lesões mínimas, qual dos achados clínico-laboratoriais abaixo é um sinal de mau prognóstico?
Lactente de 18 meses de idade em tratamento de otite média aguda bilateral há 5 dias, retorna à consulta médica por apresentar persistência da febre. Ao exame: apática, com erupções maculopapular no tronco, escleras hiperemiadas e lábios secos com fissuras. As palmas das mãos e as polpas dos dedos estão endurecidas e eritematosas. Hemograma: Hb = 9,5 g/dl, Ht = 31 ml eritrócitos/dl, VCM = 76 fl, HCM = 30 pg, leucócitos = 15.000 (7B/65S/0E/1B/23L/0M), plaquetas = 645.000/mm³ e Velocidade de Hemossedimentação = 65 mm. O diagnóstico mais provável é:
Em relação a uma paciente com mais de 36 semanas de gestação que apresenta pré-eclâmpsia grave e feto com maturidade pulmonar comprovada, considerar as condutas propostas abaixo: I- Utilizar nitroprussiato de sódio para controle pressórico enquanto a gestação não atingir 38 semanas. II- Prescrever sulfato de magnésio para prevenir convulsões. III- Interromper a gestação por cesariana, para evitar o trabalho de parto. É (São) adequada (s) a (s) assertiva (s):
Mulher de 52 anos, tabagista há 30 anos (6 cigarros/dia), com 60 Kg e 1,65 m, cujo pai era hipertenso, queixa-se de calorões e sudorese importante, nos últimos 6 meses, principalmente à noite, resultando em insônia e em dificuldade de reconciliar o sono. Relata que os ciclos menstruais tornaram-se irregulares com períodos de amenorreia e que a última menstruação ocorrera há 6 meses. Não apresenta outros sintomas e não faz uso de medicações. Referiu que pratica exercícios regularmente (4 vezes/semana com duração de 60 minutos) e mantém uma dieta saudável (não ingere leite, mas utiliza seus derivados diariamente). Ao exame físico, a pressão arterial era de 120/75 mmHg, o IMC, de 22,03 kg/m², e a circunferência abdominal, de 79 cm. As mamas não apresentavam particularidades, e o exame ginecológico revelou leve atrofia vaginal.
Com base neste quadro, considerar as assertivas abaixo:
I - A paciente encontra-se no climatério pré-menopáusico.
II - Dosagem de hormônio foliculoestimulante (FSH) é mandatória para o diagnóstico e para a prescrição de tratamento adequado.
III - Terapia hormonal com estradiol e progesterona pode ser uma opção de tratamento.
É (São) correta (s) a (s) assertiva (s):