Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

As alterações hematológicas mais comuns na DHEG (Doença Hipertensiva Especifica da Gravidez) são:

A
Leucopenia.
B
Aumento de fibrinogênio sem aumento de plaquetas.
C
Hemoconcentração progressiva e trombocitopenia, testes de coagulação inalterados.
D
Hemoconcentração apenas.
E
Hemoconcentração progressiva, aumento de plaquetas, elevação de neutrófilos.
Homem com infarto agudo extenso do miocárdio é admitido em unidade coronariana. Quadro evolui com choque cardiogênico e falência de múltiplos órgãos. Paciente apresenta parada cardiorrespiratória 24h após a internação, sem responder às manobras de reanimação. No prontuário, consta internação anterior por angina. Usava anti-hipertensivos e antiarrítmicos. A forma adequada de preenchimento da declaração de óbito, partindo da causa básica para a causa direta é:
Escolar de 8 anos, do sexo feminino, apresenta quadro agudo de febre alta, dor e sinais inflamatórios em joelho direito e exantema serpiginoso evanescente e não pruriginoso em tronco, que piora com o calor. Exames complementares: leucocitose e VHS elevado. Neste caso, a hipótese diagnóstica mais provável é:
Paciente com 1 ano e 6 meses chega ao pronto-socorro, às 2 horas da manhã, com história de tosse ladrante, seca, intensa e dispneia súbita. A mãe relata que já havia ficado internada, aos 4 meses de idade, devido à crise de tosse e “chiado no peito”. A paciente está com esforço respiratório intenso, estridor inspiratório, sem febre e discreta cianose de mucosa oral. Assinale a alternativa correta.
As dermatoses abaixo são desencadeadas ou agravadas pela exposição solar, EXCETUANDO-SE:
Compartilhar