Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

As alternativas abaixo contêm apenas anemias classicamente microcíticas, exceto:

A
Anemia da doença crônica.
B
Talassemia.
C
Anemia sideroblástica.
D
Anemia ferropriva.
E
Anemia perniciosa.
Paciente cirrótico Child C vem ao PS com queixa de queda do estado geral, dor abdominal e dispneia progressiva. Ao exame apresenta-se emagrecido, descorado +/4+, pulmões com murmúrio vesicular diminuídos em bases sem RA e com ascite volumosa. Foi realizada paracentese de alívio na sala de emergência com saída de líquido amarelado. O exame do líquido ascítico teve o seguinte resultado: Aspecto = claro; cor = amarela; ph = 6,9; 50 mil hemácias/mm³; Leucometria: 600 leucócitos/mm³ com 90% de polimorfonucleares. Com base neste quadro, seu diagnóstico e conduta serão:
Srª Ana Maria, 68 anos, internato na unidade Clínica Médica há 6 dias para tratamento de úlcera de perna, queixou de dor abdominal de forte intensidade, contínua, que surgiu há 2 horas, com piora progressiva e sem melhora com analgésicos e anti-inflamatórios. Ao exame físico apresentava-se sudoreica, agitada, sem distensão e sem sinais de irritação peritonial. Leucócitos: 13.500, lactato: 7mmol/L. A conduta diagnóstica é:
Na síndrome compartimental aguda dos membros inferiores, o achado clínico inicial de maior sensibilidade para o diagnóstico é:
Uma paciente de 70 anos, hipertensa, apresenta quadro súbito de dificuldade na articulação da palavra e perda dos movimentos do dimídio direito, com reversão completa e espontânea após 20 minutos. Ao exame clínico apresenta-se consciente e lúcida, sem déficits motores aparentes; corada eupneica; PA: 145 x 95 mmHg; pulso arrítmico e acelerado (120 bpm); ausculta cardíaca sem sopros, pulmões livres, sem anormalidades nos pulsos periféricos. O eletrocardiograma revela taquiarritmia ventricular por fibrilação atrial; sua tomografia computadorizada não evidenciou sinais de sangramento cerebral e não havia ateromatose apreciável no ultrassom das carótidas. Qual a conduta imediata mais adequada:
Compartilhar