Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Endocrinologia

Nefrologia

Pediatria Geral

Uma criança de 3 anos é internada na enfermaria de pediatria com sinais de desidratação, está sonolenta,taquidispneica, com história de vômitos, sem diarreia. O diagnóstico do plantonista foi cetoacidose diabética. Qual deve ser a conduta imediata neste caso?

A
Reposição volumétrica com solução salina isotônica.
B
Correção da acidose administrando bicarbonato de sódio.
C
Reposição de potássio para corrigir a hipopotassemia, frequente neste momento.
D
Administração de insulina regular na dose de 0,1 a 0,25 u/Kg por via subcutânea.
E
Nenhuma destas alternativas está correta.
Criança, 3 anos, foi acordada por dor intensa em hipogástrio e fossa ilíaca direita, de início súbito, irradiada para região escrotal homolateral há 1 hora. Não há relato de hipertermia ou trauma local. Está irritada, chorando, dificulta o exame, mas não há alterações apreciáveis no abdome ou no aparelho respiratório; genitália dolorosa e testículo direito muito sensível à palpação. O diagnóstico mais provável é:
Daiane, 17 anos, gesta I para 0, procura maternidade com dor em baixo do ventre. Exame obstétrico: fundo de útero de 30 cm, batimentos cardíacos fetais de 100 bpm. Indicado parto cesáreo. Mateus nasceu deprimido, Apgar 4, 6 e 8 no primeiro, quinto e décimo minutos de vida, peso de 1300 g. Após realizar o atendimento necessário a Mateus, o pediatra deve:
Um paciente masculino, 23 anos, previamente hígido, chega ao Serviço de Emergência trazido pelo SAMU, vítima de ferimento por arma branca na parede anterior do abdome, na região hipogástrica, com aproximadamente 1 cm, sem sangramento aparente. Após receber 2.000 ml de cristaloide, a vítima apresenta pressão arterial média 58 mmHg, FC 130 bpm. Ao exame físico, paciente está corado, o abdome é flácido à palpação e os ruídos hidroaéreos são audíveis. A conduta mais adequada a ser realizada, no caso descrito, é:
Assinale a alternativa que contém apenas condições clínicas classificadas como Síndromes de Amplificação Dolorosa.
Compartilhar