As anemias são classificadas pela sua causa e pelo tamanho da célula vermelha. Sobre esse assunto, responda o correto.
A
A anemia por deficiência de ferro é a mais comum, geralmente é microcítica e sua principal causa é a doença crônica.
B
São características das talassemias - espectro de anemias adquiridas - o seguinte: hipocromia, normocitose e células em alvo.
C
A síndrome mielodisplásica, caracterizada por hiperplasia eritroide decorrente da eritopoiese ineficaz, é macrocítica e há aumento nos depósitos de ferro na medula.
D
A anemia megaloblástica por deficiência de vitamina B12 raramente é grave, precede os sintomas neurológicos e não causa hiperbilirrubinemia.
E
A anemia falciforme é uma doença autossômica dominante e está relacionada à produção de uma hemoglobina defeituosa fruto da troca de tirosina por valina na cadeia dessa proteína.
Outras questões
<P>Paciente masculino de 28 anos se apresenta ao ambulatório de clínica médica com diarreia há 3 meses e emagrecimento de 8 kg. Ao exame apresenta lesões de mucosa oral compatíveis com candidíase, 3 placas violáceas com diâmetro de 2 a 4 cm em membro superior esquerdo e 5 outras lesões com mesmo aspecto em tronco, com suspeita de sarcoma de Kaposi. A respeito do diagnóstico do caso acima, considere as seguintes afirmativas: 1. Cerca de 50% dos indivíduos com infecção primária pelo HIV apresentam exantema retroviral agudo. 2. A viremia na fase do exantema retroviral agudo pode demonstrar milhões de cópias do HIV/ml, índice que permanece elevado por longos períodos (6–12 meses), não se correlacionando com a evolução do exantema. 3. Além da forma clássica e epidêmica em africanos, duas formas oportunistas de sarcoma de Kaposi são descritas historicamente: em pacientes transplantados e HIV positivos. 4. O desenvolvimento do sarcoma de Kaposi no paciente HIV positivo está associado não somente com a infecção retroviral, mas também ao herpes-vírus do tipo 8 (HHV-8). Assinale a alternativa correta.
Quanto às lesões compressivas de nervos, é INCORRETO afirmar:
A eletromiografia de agulha é um exame de auxílio essencial no diagnóstico para todas as situações apresentadas abaixo, EXCETO:
Assinale a alternativa que NÃO precisa ser evitada no caso de paciente do sexo masculino com diagnóstico de paralisia periódica hipercalêmica.