Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

As anemias são classificadas pela sua causa e pelo tamanho da célula vermelha. Sobre esse assunto, responda o correto.

A
A anemia por deficiência de ferro é a mais comum, geralmente é microcítica e sua principal causa é a doença crônica.
B
São características das talassemias - espectro de anemias adquiridas - o seguinte: hipocromia, normocitose e células em alvo.
C
A síndrome mielodisplásica, caracterizada por hiperplasia eritroide decorrente da eritopoiese ineficaz, é macrocítica e há aumento nos depósitos de ferro na medula.
D
A anemia megaloblástica por deficiência de vitamina B12 raramente é grave, precede os sintomas neurológicos e não causa hiperbilirrubinemia.
E
A anemia falciforme é uma doença autossômica dominante e está relacionada à produção de uma hemoglobina defeituosa fruto da troca de tirosina por valina na cadeia dessa proteína.
Paciente masculino, 74 anos, portador de hipertensão arterial, em uso de losartan 50 mg/dia, relata episódio de tontura ao levantar o tronco após amarrar os sapatos. O sintoma durou menos de 1 minuto. Refere episódios prévios semelhantes. Dê a principal hipótese diagnóstica e conduta:
Paciente masculino, de 64 anos, em consulta com o seu médico de família e comunidade, relata uma história progressiva de dificuldade miccional, com diminuição importante de força no jato urinário. Nega febre, calafrios, prostração e dor pélvica. Refere também episódio de retenção urinária aguda, há duas semanas, que necessitou de sondagem vesical. Ao toque, apresenta próstata aumentada, indolor, tensa e sem nódulos. Assinale a alternativa que contenha a melhor conduta a ser tomada pelo médico:
Paciente de 32 anos de idade, previamente hígido, com história de cólica renal há 2 dias, sem febre e diagnóstico de cálculo de 0,4 cm, localizado no ureter distal esquerdo com hidronefrose leve associada. A tomografia computadorizada de abdome apresenta borramento da gordura perirrenal ipsilateral e o cálculo tem densidade de 1.200 U.H. Qual o tratamento preferencial para esse paciente?
Identifique a alternativa INCORRETA a respeito do cisto do ducto tireoglosso.
Compartilhar