Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

As anemias são classificadas pela sua causa e pelo tamanho da célula vermelha. Sobre esse assunto, responda o correto.

A
A anemia por deficiência de ferro é a mais comum, geralmente é microcítica e sua principal causa é a doença crônica.
B
São características das talassemias - espectro de anemias adquiridas - o seguinte: hipocromia, normocitose e células em alvo.
C
A síndrome mielodisplásica, caracterizada por hiperplasia eritroide decorrente da eritopoiese ineficaz, é macrocítica e há aumento nos depósitos de ferro na medula.
D
A anemia megaloblástica por deficiência de vitamina B12 raramente é grave, precede os sintomas neurológicos e não causa hiperbilirrubinemia.
E
A anemia falciforme é uma doença autossômica dominante e está relacionada à produção de uma hemoglobina defeituosa fruto da troca de tirosina por valina na cadeia dessa proteína.
O diagnóstico de síndrome compartimental abdominal pode estar associado às seguintes alterações fisiológicas, EXCETO:
Lactente de 60 dias, feminina, nascida de parto normal, com peso de 3000 g e estatura de 50 cm é trazida ao Pronto-Socorro com queixa de que há 3 dias apresenta tosse em crise e “falta de ar”. A mãe refere conjuntivite prévia. Nega febre. Ao exame físico: bom estado geral, FR = 70 irpm, FC = 160 bpm, afebril, acianótica, anictérica. Presença de retrações intercostais e estertores crepitantes em bases pulmonares. Restante sem alterações. Exames subsidiários: RX de tórax com hiperinsuflação bilateral e aumento de trama vasobrônquica. Hemograma com Hb: 12,5 g/dl, Leucócitos totais: 10.000 (bast-3%, seg-36%, eos-10%, linfo-48%, mono-3%). Trata-se, provavelmente, de pneumonia por:
Pré-escolar de quatro anos é levado a serviço de emergência com quadro, de início há algumas horas, de dificuldade respiratória intensa, febre alta (40°C), toxemia, dor de garganta, sialorreia e estridor. Dada a gravidade do quadro, o paciente é imediatamente transferido para a unidade de cuidados intensivos. Neste local, a conduta imediata, indicada prioritariamente sobre todas as demais, consiste em:
Um menino de 8 anos é atendido com quadro de tosse produtiva há 10 dias. Inicialmente apresentou febre por 48 horas, mal estar e cefaleia com tosse seca, sem coriza ou dor de garganta. O Raio X solicitado demonstrou imagem de infiltração intersticial e peribrônquica. A etiologia mais provável para o quadro é:
Compartilhar