Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Infectologia

As bactérias produtoras de beta-lactamase de espectro estendido (ESBL) estão sendo isoladas com frequência nos hospitais brasileiros e na comunidade, especialmente, em infecções do trato urinário e infecções intra-abdominais. Frente aos conceitos sobre ESBL é CORRETO:

A
São enzimas cromossomiais produzidas por GRAM negativos que hidrolisam todos os carbapenens.
B
São produzidas por GRAM positivos particularmente Staphylococcus epidermidis e Streptococcus spp.
C
São inativadas com ácido clavulônico sendo a associação de amoxicilina + ácido clavulônico ou ampicilina + sulbactam escolhas terapêuticas eficazes.
D
O cefepime é ativo contra cepas produtoras de ESBL sendo a droga de escolha para tratamento em infecções graves.
E
É possível utilizar quinolonas para tratamento de infecções urinárias não bacterêmicas contra cepas sensíveis mas em infecções graves os carbapenens são a droga de escolha.
A Resolução CFM nº 1480/97, após definir os critérios para diagnóstico de morte encefálica, determina, para a faixa etária indicada à esquerda, o seguinte intervalo mínimo entre duas avaliações clínicas:
Ao examinar um recém-nascido de três semanas, nascido de parto normal, vigoroso ao nascer, nota-se um nódulo palpável ao nível da clavícula direita, sem outros sinais clínicos. Qual a hipótese mais provável?
Paciente de 40 anos, internado por pneumonia bacteriana, sem história de doença psiquiátrica, apresenta lentificação das funções psíquicas, fatigabilidade, diminuição da capacidade de concentração, desorientação temporoespacial, flutuação do nível de consciência e incoerência do pensamento. O diagnóstico psiquiátrico provável é:
Um bebê está sendo reanimado na sala de parto. Já se passaram um ciclo de VPP com balão e máscara, seguido de um ciclo de VPP intubado com massagem cardíaca(coordenados 1:3), feito a primeira dose de adrenalina na cânula endotraqueal e novo ciclo de VPP e massagem cardíaca. Na reavaliação, após esse último ciclo, a FC=50 bpm, sem melhora da cor que permanece cianótica com áreas de moteado de pele. Na sequência, qual a conduta mais correta a ser tomada:
Compartilhar