Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Infectologia

As bactérias produtoras de beta-lactamase de espectro estendido (ESBL) estão sendo isoladas com frequência nos hospitais brasileiros e na comunidade, especialmente, em infecções do trato urinário e infecções intra-abdominais. Frente aos conceitos sobre ESBL é CORRETO:

A
São enzimas cromossomiais produzidas por GRAM negativos que hidrolisam todos os carbapenens.
B
São produzidas por GRAM positivos particularmente Staphylococcus epidermidis e Streptococcus spp.
C
São inativadas com ácido clavulônico sendo a associação de amoxicilina + ácido clavulônico ou ampicilina + sulbactam escolhas terapêuticas eficazes.
D
O cefepime é ativo contra cepas produtoras de ESBL sendo a droga de escolha para tratamento em infecções graves.
E
É possível utilizar quinolonas para tratamento de infecções urinárias não bacterêmicas contra cepas sensíveis mas em infecções graves os carbapenens são a droga de escolha.
No que se refere à hipoglicemia em diabéticos, verifique as seguintes afirmações: I - Nos pacientes com níveis glicêmicos cronicamente elevados, as manifestações de hipoglicemia ocorrem em concentrações de glicose plasmática acima de 75 mg/dL. II - No diabetes tipo 1, a secreção de glucagon, em resposta à hipoglicemia, é diminuída. III - A maior depuração da insulina na insuficiência renal é fator de risco para a hipoglicemia iatrogênica relacionada à insulina. Assinale a alternativa correta:
Na investigação de infecção congênita em um recém-nascido, a ultrassonografia transfontanelar demonstrou a presença de calcificações cerebrais periventriculares. Qual o diagnóstico mais provável?
Um neonato sadio é observado no ambulatório por uma icterícia persistente que teve início aos 07 dias de vida. Peso ao nascimento 3200g, Capurro Somático de 40 semanas, parto sem complicações. Com 14 dias de vida ainda apresentava o mesmo peso do nascimento, apesar de ser amamentado ao seio materno e ao exame físico era ativo e vigoroso. A concentração de bilirrubina foi de 13,8 mg/dl, com 2,0 mg/dl de reação direta. A causa mais frequente de icterícia persistente neste caso é:
Carolina encontra-se na 30ª semana de sua primeira gestação. Queixa- se de pouca dor abdominal tipo cólica com uma contração de Braxton-Hicks por hora e feto reativo à cardiotocografia. Ao toque, não há alteração significativa das condições cervicais fisiológicas. A melhor conduta é:
Compartilhar