Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Infectologia

As bactérias produtoras de beta-lactamase de espectro estendido (ESBL) estão sendo isoladas com frequência nos hospitais brasileiros e na comunidade, especialmente, em infecções do trato urinário e infecções intra-abdominais. Frente aos conceitos sobre ESBL é CORRETO:

A
São enzimas cromossomiais produzidas por GRAM negativos que hidrolisam todos os carbapenens.
B
São produzidas por GRAM positivos particularmente Staphylococcus epidermidis e Streptococcus spp.
C
São inativadas com ácido clavulônico sendo a associação de amoxicilina + ácido clavulônico ou ampicilina + sulbactam escolhas terapêuticas eficazes.
D
O cefepime é ativo contra cepas produtoras de ESBL sendo a droga de escolha para tratamento em infecções graves.
E
É possível utilizar quinolonas para tratamento de infecções urinárias não bacterêmicas contra cepas sensíveis mas em infecções graves os carbapenens são a droga de escolha.
São fatores de risco para Hiperbilirrubinemia grave, exceto:
Paciente masculino, 20 anos, mão direita dominante, sofreu corte com vidro em região palmar do punho direito, há cerca de 2 horas. Ao exame, apresenta lesão de tendões flexores do terceiro e quarto dedos e do nervo mediano. Qual a melhor conduta?
Em relação à dengue, são considerados sinais e sintomas de alarme pelo Ministério da Saúde do Brasil:
Escolar de seis anos, sexo masculino, é levado à consulta devido a quadro de claudicação. Mãe relata que seu filho apresentou episódio de resfriado há 10 dias e que não notou nenhuma outra anormalidade. Exame físico: afebril; bom estado geral; dor e limitação de movimentos do quadril direito. A hipótese diagnóstica mais provável é:
Compartilhar