Questões na prática

Psiquiatria

Psiquiatria

As complicações clínicas mais comuns entre pacientes com bulimia nervosa incluem:

A
ataxia, delirium e aparecimento de lanugo.
B
caquexia, hipercarotenemia, hemorragia digestiva.
C
osteoporose, gastrite aguda por clamídia e uso abusivo de laxantes.
D
obesidade, uso abusivo de diuréticos e amenorreia.
E
destruição do esmalte dos dentes, hemorragia digestiva e arritmias cardíacas.
Criança, 4 anos, feminina, atendida no PA com relato de ter apresentado crise convulsiva tônico-clônica generalizada de curta duração, acompanhada de febre elevada sem passado mórbido anterior e com bom estado geral. A conduta mais adequada frente ao caso é:
Menino de sete anos chega ao pronto-socorro com queixa de falta de ar. Sua mãe informa que a criança tem asma e que já foi internada duas vezes no último ano devido à gravidade das crises. Ao exame, encontra-se com sibilos difusos; FR = 32 irpm e oximetria de 92%. A melhor conduta, neste momento, é a nebulização com agonista ß2 adrenérgico e:
O agente etiológico mais frequente nas infecções urinárias e o agente associado à formação de cálculos coraliformes são respectivamente:
Sobre as porfirias, identifique as afirmativas abaixo como verdadeiras (V) ou falsas (F). ( ) A porfiria intermitente aguda se caracteriza por episódios intermitentes de manifestações abdominais (dor/náuseas e vômitos) e sintomas neurológicos (fraqueza proximal). ( ) A porfiria intermitente aguda tem como seu principal desencadeador a exposição solar. ( ) O tratamento da porfiria intermitente aguda se baseia nas flebotomias, que devem ser feitas mensalmente. ( ) O uso de cloroquina em baixas doses é efetivo no tratamento da porfiria cutânea tarda. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Compartilhar